Hoje em dia, o melhor caminho para divulgar seus serviços de Psicologia é na internet, seja criando um site, um blog ou estar presente nas redes sociais.
Realmente pode ser um desafio criar uma clientela, principalmente para quem está começando, e isso leva tempo.
Ao mesmo tempo, mesmo profissionais com uma maior experiência, também precisam conservar seus pacientes e atrair novos.
Seja qual for o seu caso, separamos aqui dicas para você divulgar seus serviços de Psicologia e fazer com que mais pessoas conheçam o que você faz!
Leia também: Gadgets que podem ajudá-lo a se concentrar, meditar, relaxar e dormir
Como divulgar meus serviços de Psicologia?

Como mencionado mais acima, a internet é uma ferramenta poderosa para divulgar os seus serviços enquanto psicólogo.
Portanto, confira a seguir como colocar tudo isso em prática:
Dica 1: Criar seu site
Criar um site é um dos elementos mais importantes para se fazer conhecer, até mesmo indispensável!
Afinal, o que é a primeira coisa que fazemos quando queremos saber mais sobre um profissional de saúde para marcar uma consulta?
Pesquisamos na internet, não é mesmo?
Os pacientes pesquisam a especialidade, qual abordagem terapêutica do atendimento psicológico, os valores das sessões, etc.
Por isso, é importante comunicar de uma maneira transparente e acessível.
Dica 2: Trabalhar seu posicionamento
Ter um site é indispensável, mas depois de criado, é necessário torná-lo visível.
O Google é uma plataforma que permite ranquear seu site a partir de certas palavras-chave.
Para isso, você deve identificar quais as palavras-chave utilizadas nas pesquisas no Google, que pode ser, por exemplo, “psicólogo São Paulo” ou ainda “psicólogo preços São Paulo”.
No entanto, o ranqueamento não acontece da noite para o dia. Por isso, seja paciente!
Uma dica: é importante utilizar diferentes palavras-chave e suas variações em cada uma de suas páginas, e assim, melhor será posicionado e vai deixar seu site mais visível quando seu potencial paciente fizer uma pesquisa.
Dica 3: Estar presente nas redes sociais
Alguns psicólogos têm uma certa resistência em utilizar as redes sociais, no entanto, permitem melhorar sua visibilidade ainda mais.
Agora, para alcançar seus potenciais pacientes, você deve ter uma estratégia de comunicação bem elaborada e direcionada para seu público-alvo.
Crie uma bio bem atrativa, descrevendo o que você oferece e não se esqueça de inserir um link direcionando para seu site.
Uma outra ideia é criar um canal no YouTube e falar do sofrimento de seus leitores e “oferecer” gratuitamente um método, uma dica…
Você não é obrigado a criar vídeos de 40 minutos. Às vezes, um vídeo diário de 3 a 5 minutos é o suficiente para criar um link e redirecionar para seu site ou blog.
Dica 4: Definir seu cliente ideal
Um dos erros mais comuns é querer ajudar todo mundo, falar com todo mundo e se direcionar para todo mundo.
Porém, o psicólogo não deve se direcionar para todo mundo porque isso vai diluir sua mensagem e não será compreendida por seus clientes potenciais.
É necessário saber que embora os sofrimentos sejam os mesmos, os comportamentos e reações não são.
Por exemplo, um amigo de luto pode apresentar um comportamento mais agressivo, uma culpa ou uma melancolia.
Portanto, tanto a sua mensagem quanto abordagem serão diferentes.
O mais importante aqui é que seu cliente saiba que você entende sua dor, que você fala a sua linguagem e que você pode ajudá-lo.
Dica 5: Ter um blog
Da mesma forma que você deve ter um site, vale a pena apostar também na criação de um blog.
Veja algumas vantagens (seja o site ou blog):
- Criar uma relação de confiança com seus leitores;
- Fidelizar seus clientes;
- Apresentar os seus serviços;
- Aumentar sua visibilidade.
Conclusão
Ao colocar em prática essas dicas de como divulgar seus serviços de Psicologia, aos poucos você vai fortalecendo sua marca pessoal e despertando o interesse de mais e mais pacientes.
Isso exige dedicação e muita paciência, mas no final, o esforço vale a pena!
Leia também: Você conhece esses fatos surpreendentes sobre a saúde?