Taxa de engajamento é a nova palavra da moda quando se fala em contas do Instagram, mas o que isso significa?
Mais importante, o que é uma boa taxa de engajamento para sua conta do Instagram?
As pessoas parecem estar tão focadas no número de seguidores no Instagram, mas qual é o sentido de ter muitos seguidores se ninguém está interessado ou envolvido com sua conta?
Sim, números altos de seguidores podem parecer impressionantes e trazem uma sensação de credibilidade, mas não necessariamente adicionam nenhum benefício à sua conta, marca ou negócio.
É por isso que a taxa de engajamento é um ótima métrica para monitorar.
“As taxas de engajamento são a moeda do setor de marketing de mídia social.”
O que é taxa de engajamento?
A taxa de engajamento de uma conta do Instagram é uma métrica usada para determinar quão ativamente seu público está envolvido com seu conteúdo.
É também uma boa maneira de mostrar e testando seu relacionamento com seus seguidores e público.
O engajamento pode ser qualquer interação.
Por exemplo:
- Gostos / Reações
- Comentários
- Compartilhado
- Economizar
- Menções
- Mensagens diretas
Como é calculada a taxa de engajamento?
Existem algumas maneiras e fórmulas para medir a taxa de engajamento em uma conta.
No entanto, normalmente no Instagram, a maneira mais comum e simples de medir o engajamento de uma postagem no Instagram é usando a fórmula:
Engajamento total da postagem / número total de seguidores x 100
No entanto, essa não é a maneira mais precisa de medir a taxa de engajamento, pois nem todos os seus seguidores verão sua postagem.
Então, com isso em mente, para resultados mais precisos e realistas, você deve usar esta fórmula:
Engajamento total da postagem/alcance da postagem x 100
O que é uma taxa de engajamento ‘boa’?
A maioria dos especialistas em marketing de mídia social, principalmente quem trabalha com marketing digital para médicos, concordam que uma boa taxa de engajamento está entre 1% e 5%. Quanto mais seguidores você tiver, mais difícil é conseguir isso.
Abaixo está um instantâneo das taxas de engajamento que você deve buscar, dependendo do tamanho da sua conta e do número de seguidores que você tem:
Em termos simples, o melhor cenário e posição para estar seria ter um:
1. Alto número de seguidores, alta taxa de engajamento
2. Baixo número de seguidores, alta taxa de engajamento
Se você está atualmente em uma das duas posições listadas abaixo, sua conta precisa de algumas melhorias:
1. Alto número de seguidores, baixa taxa de engajamento
2. Baixo número de seguidores, baixa taxa de engajamento
Por que você deve acompanhar a taxa de engajamento da sua conta do Instagram?
As melhores estratégias e planos do Instagram são construídos a partir de dados e análises.
Acompanhar a taxa de engajamento da sua conta fornecerá outro conjunto de dados.
Isso pode ser usado para personalizar seu conteúdo, contribuir para sua calendário de conteúdo e tenha uma ideia melhor do seu Desempenho, público e alcance potencial do Instagram.
Como melhorar sua taxa de engajamento no Instagram
Aqui estão cinco dicas sobre como melhorar sua taxa de engajamento no Instagram:
1. Seja consistente! Publique regularmente e nos horários ideais para o seu público-alvo.
2. Faça uma pesquisa de hashtag.
3. Use uma mistura de hashtags de baixa, média e alta concorrência.
4. Marque e mencione outras contas em sua postagem.
5. Use as ferramentas do Instagram além das postagens de feed padrão.