Os mitos de SEO são difíceis de dissipar. Quatro deles, em particular, são ruins o suficiente para causar danos à sua marca e limitar seu potencial de receita. Leia este post e aprenda os equívocos de SEO mais prejudiciais.
Equívoco 1: SEO é uma coisa única
Para obter as primeiras classificações, tudo o que você precisa fazer é otimizar o conteúdo do seu site para os mecanismos de pesquisa – uma vez. Infelizmente, não é tão simples assim. Na verdade, SEO não é um sprint, mas uma maratona. Há várias razões para isso:
- Primeiro, mecanismos de pesquisa como o Google adoram conteúdo forte e atualizado. Eles querem dar aos usuários os melhores resultados de pesquisa possíveis. O algoritmo do Google também não gosta de ver conteúdo desatualizado. Portanto, você deve verificar, alterar e adicionar continuamente ao seu conteúdo. Mas acima de tudo, mantenha-o atualizado. Isso também inclui melhorias técnicas e novos links internos.
- Para obter os melhores rankings, você deve manter seu site atualizado com os mais recentes avanços tecnológicos. Isso significa cumprir os mais recentes padrões da web, como o protocolo HTTPS. E não se esqueça, os fatores de classificação também incluem bons níveis de usabilidade em todos os dispositivos e tempos de carregamento rápidos.
- Depois de obter uma boa posição no ranking, você não necessariamente manterá essa posição para sempre. O Google agora ajusta seus rankings em tempo real. Isso significa que você deve monitorar e otimizar seu conteúdo e palavras-chave regularmente. E não se esqueça: a competição nunca dorme.
Equívoco 2: SEO é fácil
Qualquer um pode fazer SEO! Basta anotar algumas palavras-chave, comprar alguns backlinks e pronto. Na realidade, a otimização de mecanismos de pesquisa significa equilibrar mais de 200 fatores de classificação diferentes.
- O cultivo de links e o preenchimento de palavras-chave costumavam ser suficientes para obter uma classificação alta. Hoje em dia, o Google espera conteúdo exclusivo e de alta qualidade. E dar ao Google o que eles querem significa saber o que os usuários querem. Isso se resume a criar qualidade e agregar valor real. E isso é tão individual quanto seu grupo-alvo. O planejamento de conteúdo e a pesquisa e criação de palavras-chave não são menos desafiadores.
- O conteúdo otimizado por si só não é suficiente, no entanto. Fatores técnicos importam tanto, como explicado acima. Sua presença online também entra em jogo. É por isso que é importante gerar sinais por meio de canais de mídia social e backlinks de alta qualidade de outras páginas. Mas hoje, SEO também significa garantir que o Google o veja como uma autoridade online em seu campo. Isso envolve muito trabalho, especialmente para novos sites que ainda não gozam da confiança do Google.
- SEO exige experiência significativa. Por exemplo, você precisa saber como usar meta tags corretamente para SERPs ou como evitar conteúdo duplicado, canibalização de palavras-chave e links quebrados. A experiência é uma necessidade absoluta se você deseja resultados sustentáveis.
Equívoco 3: SEO é gratuito
Basta entrar online e pegar algumas dicas e truques de otimização de mecanismos de pesquisa gratuitamente. E deixe o resto para qualquer membro de sua equipe que tenha um momento livre. Não é assim que funciona. Obter boas classificações de pesquisa de palavras-chave no Google não exige investimento financeiro.
- SEO significa acompanhar continuamente os últimos desenvolvimentos e tendências no Google e em toda a Internet, além de adaptar seu próprio site de acordo. E isso leva tempo e esforço.
- O mesmo se aplica ao conteúdo. O conteúdo criado às pressas é propenso a erros. Isso não o levará longe com o Google. É preciso tempo e esforço para criar conteúdo de alta qualidade.
- O SEO raramente pode ser deixado para uma única pessoa. Medidas profissionais de SEO exigem uma abordagem estratégica, boas habilidades de escrita, conhecimento técnico e capacidade analítica. Em outras palavras, SEO se resume a capacidades. O que você não pode cobrir internamente terá que ser terceirizado. E isso vai custar dinheiro.
- SEO pode ser um investimento bastante caro, especialmente quando você está começando. Em vez de alocar orçamento para palavras-chave e atividades que não alcançarão muito ROI, invista em serviços de consultoria de SEO dedicados.
Dica: Para otimização direcionada, o ponto de partida ideal é uma solução de SEO. Acompanhe seu sucesso, otimize seu site e escreva conteúdo para seu público-alvo.
Equívoco 4: SEO traz resultados rápidos
Otimize hoje e apareça nos resultados de pesquisa do Google amanhã. Por mais maravilhoso que isso possa parecer, raramente acontece. Para que seu site obtenha bons rankings, você precisará ter muita paciência.
- Estabelecer-se como uma autoridade on-line em seu campo e criar um perfil de backlink orgânico de sites externos exige muito trabalho. Portanto, tenha sempre em mente: SEO é um empreendimento de longo prazo.
- De um modo geral, você não verá os frutos do seu trabalho na otimização imediatamente. Além disso, as principais atualizações do Google geralmente resultam em grandes mudanças na indexação. Seja qual for o caso, você deve verificar seus rankings regularmente e acompanhar as atividades do Google.
- Se você está procurando uma maneira rápida de aumentar sua visibilidade SERP, o serviço de anúncios pagos do Google AdWords é o caminho a percorrer. Alcançar melhores classificações orgânicas a longo prazo, no entanto, leva tempo.
Principais conclusões
Uma vez que você tenha entendido que SEO não é algo que você pode fazer de lado, você já está ganhando. Na verdade, SEO é uma disciplina que requer experiência, leva tempo e exige esforço. Em última análise, tem que ser orçado. Para obter o máximo de sucesso nos rankings, você precisa de uma estratégia adequada e um site que atenda a todos os requisitos técnicos e contenha conteúdo de qualidade que realmente ajude seu público-alvo.
Dicas de bônus: Não se esqueça da importância da otimização fora da página. Seja ativo online. Divirta-se com palavras-chave e outros fatores de SEO. E lembre-se, você está otimizando para seres humanos, não para mecanismos de busca.