As profissões do futuro são uma incógnita para muitos, porém reunimos direcionamentos que acreditamos que façam sentido de acordo com as tendências de mercado.
Desde os anos 2000 presenciamos uma evolução nunca antes imaginada na história recente mundial.
O acesso à informação, acesso facilitado a internet e dados móveis em todos os 4 cantos do mundo, a integração e aproximação entre populações e culturas diferentes, além de tendências que vêm sendo anunciadas há mais de 20 anos na área de tecnologia e desenvolvimento.
E ainda assim, quando pensamos em profissões do futuro, não há como afirmar com certeza o que perdurará daqui a 20, 30 anos, por exemplo.
Competências que sobreviveram durante séculos como vendas, o conceito de marketing e a comunicação tendem a continuar sempre valorizadas.
Adaptar tais competências no mercado de interesse, de acordo com as mudanças que vem acontecendo, pode ser um grande diferencial para ter sucesso em qualquer área.
De qualquer forma, vamos listar tendências nos principais mercados, indústrias e profissões que têm tudo para ganhar cada vez mais destaque nas próximas décadas..
Quais são as profissões do futuro?
Abaixo abordaremos algumas áreas que devem se manter em alta nas próximas décadas a fim de te ajudar no direcionamento da sua carreira e próximos passos.
Desenvolvimento, TI, Linguagens e Frameworks
Análise de dados e áreas relacionadas como Business Intelligence, gestão de dados, banco de dados, data lakes, cloud computing entre outros mercados tem grande potencial de continuar em destaque nas próximas décadas.
Basicamente, todas as ações estratégicas de qualquer negócio são baseadas em dados.
Adquirir conhecimento nessa frente será sempre bem-vindo independente da profissão que opte seguir.
Para os desenvolvedores, existem várias linguagens no mercado, como Java Script, Python, htmls, css, além de frameworks.
Tão importante quanto aprender inglês e outros idiomas estratégicos, as linguagens de desenvolvimento possibilitam a comunicação direta com máquinas, o que provavelmente tende a ser cada vez mais normal no nosso futuro.
Marketing e Vendas
Uma atividade milenar que provavelmente terá suas adaptações mas que sempre existirá é o Marketing e todas suas frentes relacionadas, que surgem de acordo com a demanda do mercado.
Existe por exemplo hoje Marketing para TikTok, ferramenta que a 10 anos atrás não existia.
No momento, podemos destacar profissionais de tráfego (pago, orgânico), designers, gestores e líderes, sendo valorizados principalmente pelo seu respectivo conhecimento e competência técnica além do comportamental.
O Marketing é um mundo aberto à ser explorado.
E o melhor é que os grandes players atualmente são equiparados a empreendedores solo em algumas frentes. O desafio para crescer uma marca tende a ser o mesmo, e as barreiras de entrada fazem com que o pequeno possa disputar com o grande.
Um exemplo é o Marketing de Afiliados, frente do Marketing que alia o poder de influência, com geração de tráfego e vendas, recompensando quem ataca tal mercado a partir de comissões.
Atualmente existem frentes como as dos infoprodutos, ou as apostas como a Pixbet e o Deu no Poste, além das indústrias que apresentam grande relevância no cenário nacional como a indústria financeira.
Para ser bem sucedido nessa frente é importante que você tenha domínio da área em que decidiu focar para crescer como marca para que depois você consiga converter seus seguidores ou usuários.
Conclusão
As profissões do futuro têm tudo para estarem relacionadas a Vendas, Marketing, Dados, TI.
Os profissionais de TI têm caminhos quase infinitos para seguir. Desde programação relacionada a Blockchain e criptomoedas, até o desenvolvimento de uma solução tecnológica para geração de energia.
Além disso, Marketing e vendas além de mercados alternativos apresentam grande potencial de oportunidades para quem busca ser pioneiro e começar a construir sua carreira com baixa barreira de entrada.
Além de evoluir com as competências técnicas, é importante que você trabalhe as soft skills mais valorizadas no mercado hoje, pois provavelmente elas serão cada vez mais valorizadas no futuro.
Sabe aquele tato para comunicação, ou para resolver um problema, que dificilmente um robô conseguiria resolver, faz com que a humanização de tarefas seja cada vez mais prioridade frente a outras ações.