Com grande concorrência no mercado, as empresas que investem no aprimoramento das vendas, conseguem se destacar. Um bom pitch de vendas, por exemplo, é uma excelente estratégia para vender bem, com eficiência e ter sucesso nas oportunidades de venda.
Os avanços trazidos pelas transformações digitais modificaram a postura no processo de venda. A equipe de vendedores precisa ser mais persuasiva para não deixar o lead (potencial cliente) perder o interesse pela sua marca.
A qualificação dos leads é uma boa maneira de encurtar o caminho, já que permite encontrar excelentes oportunidades de negócio para que os vendedores não percam tempo.
Outro ponto interessante é que os leads qualificados favorecem o pitch de vendas, pois, eles podem se beneficiar da sua solução. Uma opção para facilitar a geração de Lead qualificados é utilizar uma plataforma agregadora de ferramentas de marketing, como a Leadlovers.
O que é um pitch de vendas?
O pitch de vendas consiste em um discurso em que os profissionais apresentam argumentos e ideias para convencer o investidor ou lead a comprar o seu produto/serviço.
É importante que o profissional entre em ação o mais rápido possível para que assim não haja tempo de perder o impacto.
O discurso precisa ser relevante para não perder a relevância da solução, ou seja, é preciso convencer as pessoas já nos primeiros minutos de fala.
Alguns vendedores já possuem naturalmente essa habilidade, mas aos que ainda não tem, é possível desenvolvê-la por meio de planejamento, estudos e treino do pitch, até que esteja em um nível ideal para ser apresentado.
A construção de um bom pitch de vendas envolve técnicas e mesclar informações, gatilhos e perguntas certas para o momento de abordagem, considerando sempre o estágio da jornada em que o lead se encontra.

Benefícios do pitch de vendas
Um pitch bem elaborado proporciona muitos ganhos aos processos de marketing do seu negócio. Sendo assim, os investimentos proporcionam:
- Grande aprendizado sobre os clientes;
- Conversões;
- Ajuda no relacionamento;
- Torna as negociações mais rápidas.
Como criar um bom pitch de vendas?
Pesquisar dicas e informações sobre como criar um pitch de vendas eficiente é o modo de conquistar excelentes resultados nos negócios.
Estude o seu público-alvo
É fundamental saber para quem você irá falar. Entender bem o seu público-alvo ajuda os profissionais a direcionar e personalizar a comunicação, gerando assim uma comunicação mais próxima com as pessoas.
Quando você conhece o público, tem mais chances de convencer. Os compradores se sentem mais seguros em comprar de uma marca ao entenderem que já são conhecidos.
Deste modo, o vendedor consegue adaptar naturalmente o seu pitch e focá-lo nos pontos de interesse dos clientes, tornando a oferta mais interessante.
Tenha um objetivo
Estabeleça um objetivo. O pitch pode ser utilizado para apresentação de produtos, estratégia de qualificação e fechamento, coleta de documentos, entre outras possibilidades.
Sendo assim, antes de definir o seu pitch, é necessário ter em mente o motivo dele existir e a partir disso, você pode direcionar esforços para tornar realidade os objetivos e metas.
Use uma linguagem acessível
O engajamento das pessoas é importante e pode ser conquistado por meio de uma linguagem acessível, que seja atrativa e principalmente, comunique algo.
Evite a linguagem incisiva, muito tradicional nos processos de venda, que parecem apenas empurrar algo para o cliente. Seja sempre educado, gentil, atencioso e mostre vontade em resolver os problemas dos clientes.
Ao utilizar uma linguagem acessível o contato se torna mais agradável e menos agressivo. Desta maneira, é possível estabelecer uma conexão para lidar com valores e negociar quando a transação estiver mais próxima de acontecer.
Apoie o pitch em fatos
Uma ótima dica, é trazer fatos para a sua apresentação. Você pode utilizar, por exemplo, estatísticas para consolidar seus argumentos, pois, os dados ajudam na autoridade e credibilidade da sua marca.
Citar cases de sucessos, histórias reais sobre outros clientes que conseguiram êxito com as soluções da sua empresa são maneiras de convencer os leads de que você tem o melhor a oferecer.
Utilize gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são ótimas ferramentas que ajudam nas vendas. Esses gatilhos podem apelar para questões do subconsciente humano e ajudar a incentivar uma ação.
É possível utilizar o gatilho da autoridade, com os dados estatísticos. Há também, a possibilidade de gerar senso de necessidade rápida ou urgência.
O número de adoção é outro gatilho que pode ser explorado, porque gera a necessidade de inclusão e participação em um grupo. Existem diversas opções de gatilhos que podem ser explorados e assim tornar o seu pitch mais eficiente.
Destaque os benefícios
Destacar as vantagens que a solução da sua empresa oferece é algo muito positivo e mostra que a abordagem não está somente centrada no produto, mas também no público.
Portanto, entender o poder de um bom pitch e colocar em prática as dicas que ajudam na elaboração é o caminho para melhorar as vendas do seu negócio, conquistando o público e o mercado.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.