Provavelmente você já ouviu a frase “o conteúdo é rei”. Esta é a realidade no cenário de marketing de hoje. No entanto, assim como um ótimo conteúdo pode impulsionar seu crescimento, um conteúdo ruim pode prejudicar sua marca e causar um impacto negativo.
Assim como no marketing médico em Goiânia, muitos erros acontecem os ramos específicos que fogem do padrão da publicidade. Aqui estão alguns dos erros mais comuns que podem causar uma impressão negativa ao comercializar escritórios de advocacia.
Erros de marketing de conteúdo a serem evitados quando a lei de marketing Empresas
1. Exagerando no conteúdo promocional
Ler esse tipo de conteúdo é semelhante a ficar preso em uma conversa com um fanfarrão. Apenas ouvir o quão grande é sua empresa não será interessante para os leitores.
De acordo com o Content Marketing Institute, você deve seguir as regra 80/20, com não mais de 20% do seu conteúdo envolvendo autopromoção. Ao escolher o que publicar, coloque seu público em primeiro lugar.
2. Inundando com e-mail
Se os departamentos do seu escritório de advocacia tendem a ser isolados, você corre o risco de enviar um excesso de e-mails para seu banco de dados.
Por exemplo, se os contatos receberem um e-mail de marketing, um boletim informativo automatizado e uma solicitação de feedback de sua equipe de atendimento ao cliente, eles começarão a ajustar seus e-mails.
Certifique-se de coordenar com outros departamentos e revisar seus fluxos de trabalho para garantir que os destinatários não recebam muitos e-mails em um curto período de tempo.
3. Inclinando-se para o conteúdo negativo
Tornou-se uma tendência que o conteúdo negativo é mais provável de ser clicado e compartilhado, mas isso não significa que você deva produzir mais. Se você for falar sobre tópicos difíceis, tente se concentrar na solução ou em outras vantagens.
4. Trazendo assuntos controversos
É uma boa ideia evitar política e religião em qualquer forma de conteúdo. Trazer à tona tópicos altamente polarizadores não é uma boa jogada ao comercializar escritórios de advocacia, a menos que sejam parte de seu negócio principal ou missão.
5. Publicação de redação ou design ruim
Não importa o quão atraente seja seu conteúdo, se estiver cheio de erros gramaticais, gráficos desagradáveis ou linguagem difícil de ler, ele só receberá atenção negativa.
Sempre reserve um tempo para revisar e usar elementos de design gráfico de alta qualidade. Evite usar muitos jargões jurídicos complexos que podem deixar os leitores confusos.
6. Usando uma voz inconsistente
Seu conteúdo deve refletir o tom geral e a personalidade de sua empresa. Não há problema em variar suas mensagens, mas certifique-se de que o material reflita sua personalidade central.
7. Usando linhas de assunto chatas
De acordo com um estudo, 64% dos entrevistados dizem que decidem abrir e-mails com base nas linhas de assunto. Crie linhas de assunto que incentivem as pessoas a abrir o e-mail e deixe-as saber o que elas vão ganhar com isso.
8. Usando o mesmo conteúdo em todas as plataformas
É importante lembrar que os canais de mídia social não são todos iguais. Cada um tem um público único com diferentes interesses e dados demográficos.
Embora a postagem cruzada de algum conteúdo economize tempo, você não quer fazer muito isso ou alienará alguns usuários de mídia social.
Ao comercializar escritórios de advocacia nas mídias sociais, pense em cada plataforma e no público que a usa e adapte o conteúdo de acordo.
Para obter mais informações sobre ferramentas e práticas recomendadas específicas da plataforma, confira este e-book gratuito: Estratégias avançadas de mídia social para escritórios de advocacia.
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9. Não dar crédito
Usar o conteúdo de outra pessoa e passá-lo como seu é uma má aparência. A maioria dos criadores de conteúdo não faria isso de propósito, mas usar imagens, citações, resultados de pesquisas ou outros elementos sem vincular ou citar as fontes originais é problemático. Ao usar informações de outra fonte, cite-as e vincule-as ao editor original.
10. Uso excessivo de hashtags
Hashtags têm um propósito importante: elas ajudam as pessoas a encontrar seu conteúdo e ajudam a tornar seu conteúdo visível. No entanto, adicionar muitos pode dificultar a leitura do conteúdo e diluir o impacto da sua mensagem.
Na maioria dos casos, usar entre 3 e 5 hashtags por postagem é suficiente.
11. Publicação de conteúdo gerado pelo usuário sem revisão
O conteúdo gerado pelo usuário pode desempenhar um papel importante no marketing de escritórios de advocacia. No entanto, postar indiscriminadamente pode ser ruim para sua marca. Se você for postar conteúdo gerado pelo usuário, sempre faça sua pesquisa. Revise o perfil do criador, verifique os fatos publicados etc.
12. Escrevendo sobre tópicos que não são relevantes para seu público
Como mencionamos acima, manter seu público em mente é fundamental para um conteúdo com bom desempenho. Ao criar conteúdo, pergunte a si mesmo se é apropriado para seus leitores.
Eles encontrarão valor em suas informações? Quão informados eles já estão sobre o assunto? O que mais eles precisam saber?
13. Incluindo informações desatualizadas ou incorretas
Você quer ser visto como uma autoridade e fonte confiável de informações em seu nicho. É improvável que isso aconteça se você estiver compartilhando informações que não são verdadeiras. Se surgirem novas informações que tornem seu conteúdo anterior impreciso, retire-as. Sempre verifique os fatos e inclua os fatos mais recentes. Seja seu conteúdo antigo ou novo, certifique-se de não publicar nada a menos que tenha provas.
14. Tentando jogar o sistema de SEO
Antigamente, o preenchimento de conteúdo e a criação de páginas extras de conteúdo para fins de SEO poderiam funcionar. Agora, o Google e outros mecanismos de busca estão mais focados em expertise, autoridade e confiabilidade.
Eles estão procurando conteúdo que atenda à intenção do pesquisador. Servir a esse propósito é a coisa mais importante a ter em mente ao postar conteúdo online.
15. Seguindo tendências que não estão na marca
Saltar para as tendências virais pode ser uma maneira impactante de gerar novo tráfego. No entanto, o que você está postando precisa estar alinhado com outros conteúdos que você postou e seu tom geral.
Não confunda seu público postando conteúdo que não tem nada a ver com sua marca, só porque é popular no momento.
Não se esqueça
Cometer qualquer um desses erros de marketing de conteúdo pode prejudicar sua marca. No mínimo, esses erros podem impedir que seu conteúdo seja eficaz e ajude você a alcançar seu objetivo.
Certifique-se de evitar essas ações ao criar conteúdo. Nosso objetivo com o marketing de conteúdo digital é encontrar um equilíbrio entre comunicar claramente o que você deseja transmitir e criar conteúdo que seja importante para seu público.
Se o seu escritório de advocacia tem problemas com marketing de conteúdo, comece com este guia ajudar.