O exemplo real de um plano de marketing aqui proposto mostra como, a partir do autoconhecimento do negócio, e seguindo os passos adequados, é possível fechar uma venda.
A estratégia certa é baseada em dados objetivos, requer um bom planejamento e não pode ignorar as necessidades do cliente. Análise, estratégia, mix de marketing e ação comercial são os quatro focos mais relevantes em um processo desse tipo e serão analisados neste artigo.
Independente da empresa do cliente trabalhar com serviços de investimento como carteira administrada, moda, saúde, etc., a base de planejamento deve abordar os detalhes mencionados no plano de marketing a seguir.
Exemplo real de plano de marketing: autoconhecimento, limitações e possibilidades
Qualquer plano de marketing começa da mesma forma, procurando entender a situação, ganhar visibilidade em tudo o que se relaciona com o próprio negócio e detectar oportunidades e ameaças a tempo.
Para tanto, deve ser considerada uma investigação em dois níveis, externo e interno, que pode ser realizada da seguinte forma:

A) Análise da situação
A.1. Tendências de mercado:
- Políticas de viagens corporativas.
- Tendências de negócios locais.
- Previsões econômicas
A.2. Crescimento de mercado:
- Histórico (nos últimos cinco anos).
- Previsão de curto e médio prazo.
- Previsão de longo prazo.
A.3. Fatores macroeconômicos:
- Políticos.
- Econômico.
- Social.
- Tecnológica.
B) Análise interna
B.1. Análise SWOT:
- Pontos fortes: estratégia, estrutura, capacidades, equipe, valores, força da marca ou reputação, por exemplo.
- Fraquezas: estratégia, pessoal, forma de trabalhar, sistemas, orientação tecnológica ou instalações, entre outros.
- Oportunidades: mercado, em relação a fornecedores ou que tenham a ver diretamente com os clientes e suas idiossincrasias.
- Ameaças: barreiras de entrada no mercado, concorrentes, alternativas ao produto ou serviço oferecido, aspectos legais ou econômicos.
B.2. Análise histórica:
- Nível de serviço.
- Preços.
- Canais de distribuição e / ou locais.
- Promoções e ofertas.
B.3. Análise da concorrência:
- Produto e / ou serviço.
- Qualidade.
- Seleção.
- Preço.
- Reputação.
- Visibilidade.
- Serviço pós-venda.
- Experiência.
- Estabilidade.
Exemplo real de um plano de marketing: a estratégia
Ao projetar uma estratégia, no exemplo real de um plano de marketing, os 7 critérios a seguir seriam aplicados:
- Proposta de valor.
- Restrições aplicáveis.
- Objetivos financeiros.
- Objetivos finais.
- Público-alvo.
- Mensagem a ser transmitida.
- Imagem de marca.
O mix de marketing: consolidando um plano de marketing real
A evolução natural de um plano de marketing conduz ao mix de marketing, o que levará ao início da implementação de uma poderosa e eficaz campanha publicitária, a que se seguirá a introdução da ação comercial. As etapas a seguir para o desenvolvimento do mix de marketing são as seguintes:
1. Fatores diferenciadores do produto e / ou serviço.
2. Estratégia de preços.
3. Promoções e ofertas.
4. Publicidade e anúncios:
- Relações públicas.
- Marketing direto.
- Estratégia web.
A hora da venda: atingir os objetivos do plano de marketing
Dependendo do público ao qual o produto ou serviço é oferecido e da forma como o processo de marketing foi direcionado, o plano de vendas deverá ser elaborado. Nesse processo, é fundamental que os agentes comerciais:
- Tenha o máximo de informações possível sobre cada cliente potencial.
- Entre em contato com cada pessoa no momento certo, nem antes nem depois.
- Trabalhe em um banco de dados que já foi alimentado de alguma forma.
- Ofereça uma proposta totalmente personalizada.
Por fim, é imprescindível acompanhar a evolução destas ações comerciais, investigar os principais fatores de sucesso e as causas do insucesso, de forma a aplicar ações que promovam a melhoria contínua e, com ela, o aumento do número de vendas, o grau de satisfação do cliente e melhoria da imagem da marca.