Uma das prioridades imediatas tanto para os negócios quanto para a sociedade em geral é a necessidade de transformação sustentável.
Com as mudanças climáticas, o consumo excessivo e a necessidade de reconstruir melhor – é claro que as organizações que não têm um plano de desenvolvimento sustentável sólido agora correm o risco de os consumidores se desengajarem, os funcionários saírem e os investidores se recusarem a investir.
Como o marketing pode ajudar a entregar um futuro sustentável?
Os profissionais de marketing têm uma grande oportunidade de defender o retorno ao ‘núcleo do que é marketing’ – explorando, descobrindo e compartilhando o que suas organizações fazem e como elas podem fazer a diferença ao mostrar o que precisa ser feito e apoiá-lo com uma forte caso de negócios.
Os últimos 24 meses certamente foram um desafio para todos, mas à medida que a pandemia recua, acredito que temos uma oportunidade real de reconstruir melhor.
Isso não quer dizer que o caminho a seguir não será desafiador, e nossa pesquisa destaca algumas das barreiras que os profissionais de marketing estão enfrentando.
Para começar, embora a pandemia possa ter destacado a fragilidade do planeta, 37% dos profissionais de marketing relatam que retardou o progresso de sua agenda de sustentabilidade.
Também encontra uma tensão crítica entre objetivos de negócios e direcionadores éticos, com seis em cada dez profissionais de marketing (60%) alegando que sua empresa ou clientes acham difícil cumprir seus compromissos de sustentabilidade sem comprometer as necessidades comerciais.
Uma das conclusões mais pertinentes da COP26 foi que as economias futuras dependerão de práticas de negócios sustentáveis - fazendo Nós vamos para negócios e fazer Boa para o planeta estão interligados, e as estratégias de sucesso incluirão ambos.
Sentado no centro da marca, comunicação, partes interessadas e desenvolvimento de produtos, acredito que os profissionais de marketing têm um papel significativo a desempenhar neste momento crítico – tanto no nível organizacional e do consumidor, mas também em escala global.
No entanto, se a profissão de marketing deve fornecer mudanças significativas e tangíveis, devemos abordar a atual lacuna de habilidades de sustentabilidade e equipar os profissionais de marketing com as habilidades necessárias para incentivar mudanças comportamentais positivas entre os consumidores.
Por que o marketing deve ser parte da solução
Os profissionais de marketing de suas organizações também precisam reconhecer que somos parte do próprio problema. Os produtos e serviços que comercializamos inevitavelmente exigem energia ou geram resíduos, e é por isso que também precisamos ser forças para o bem em nosso próprio negócio e impulsionar mudanças organizacionais positivas de cima para baixo.
Vivemos em uma era de crescente autenticidade e nossa pesquisa mostra que as demandas dos consumidores por mais transparência nas práticas de sustentabilidade nunca foram tão importantes.
Ignorar a crise climática não é mais uma opção, e este relatório mostra claramente que os profissionais de marketing que optaram por arriscar aumentar o problema e até mesmo ficar para trás em suas próprias carreiras.
O papel do marketing e o valor que ele pode entregar a uma organização, se realmente compreendido, é algo que continuo a passar muito do meu tempo discutindo e debatendo.
A missão do marketing é muito mais diversificada do que as empresas imaginam e, embora vá além de apenas anunciar e vender ‘coisas’, também precisamos parar por um segundo, levantar as mãos e assumir a responsabilidade de moldar os comportamentos que levaram a níveis insustentáveis de consumo e um nível incontrolável de resíduos.
No entanto, a pandemia e a crise ambiental ajudaram a colocar o marketing em uma posição em que ele pode começar a mudar a forma como é percebido e agregar valor de que é realmente capaz.
A adaptação do marketing para o marketing sustentável
As empresas chamaram suas equipes de marketing para insights, agilidade e adaptação de propostas e serviços, e para obter uma compreensão de como comunicar e manter o engajamento.
E, talvez o mais importante, ser visto como uma marca para a qual as pessoas poderiam recorrer, quando a confiança estava em baixa e a incerteza em alta.
Um exemplo é marketing médico em Goiânia, onde algumas agências procuram trabalhar o lado ambiental para clinicas e consultórios médicos, implantando o uso correto do material de trabalho no dia a dia.
A sustentabilidade não é diferente; ele também precisa desse nível de entrada do marketing. No entanto, o pensamento precisa ser de longo prazo e o problema é muito mais complexo.
A recente Cúpula de Sustentabilidade da CIM mostrou a necessidade de as empresas liderarem o caminho para um futuro mais sustentável. A Alfabetização em Carbono está sendo vista como uma habilidade central para o futuro e um passaporte para o trabalho.
A economia circular é sobre inovação disruptiva e olhar para mais do que apenas os produtos que você vende, é tudo o que a acompanha. O movimento B-Corp está estabelecendo o padrão de como os negócios precisam operar, colocando as pessoas e o planeta ao lado do lucro.
A colaboração, pois todos trabalhamos para um objetivo comum, é fundamental, mas ainda mais importante é como falamos sobre isso, a comunicação eficaz impulsiona a compreensão e o progresso e, em última análise, determina se somos capazes de mudar o curso em que estamos.