O pioneiro dos marketplaces no Brasil é o Mercado Livre, que iniciou sua operação no país em 1999, e desde então, esse modelo de negócio tem crescido bastante.
Existem marketplaces apenas de produtos e também marketplace de serviços e o funcionamento de ambos é muito parecido.
Então, neste artigo, você vai descobrir o que é um marketplace e como funciona.
O que é um marketplace
O marketplace é um modelo de negócio que conecta lojistas a clientes. Isto é, o marketplace é um espaço onde compradores e vendedores fazem negócio e que funciona como um shopping virtual.
Empresas como Mercado Livre, Amazon, Uber, Doctoralia, SuperProf e Airbnb são exemplos de Marketplace de sucesso.
Assim, esse modelo de negócio gera benefícios a todos os envolvidos. Os clientes têm acesso a vários lojistas e podem escolher por comprar daquele que tem melhores avaliações e preços. Por outro lado, os vendedores conseguem alcançar um público maior do que se tivessem uma loja individual. Logo, suas chances de realizar vendas aumentam.
Mas há ainda, o dono do marketplace, cuja responsabilidade é conectar compradores e vendedores. Dessa forma, ele não se preocupa com produção, fabricação ou entregas. Sua responsabilidade é gerenciar o marketplace, atrair novos fornecedores e clientes para a plataforma, através de ferramentas como marketing digital.
Como funciona um marketplace
No marketplace existem três tipos de acesso:
- os vendedores;
- o administrador;
- os clientes.
O acesso dos vendedores é para cadastro de produtos ou serviços, que são comprados pelos clientes.
Por outro lado, o administrador é o responsável por gerenciar os vendedores cadastrados na plataforma e recebe uma comissão por venda fechada. Outra forma de remuneração é através de mensalidade.
Já os clientes têm acesso gratuito à plataforma para realizarem suas compras e a navegação na plataforma é semelhante a qualquer e-commerce.
Portanto, o marketplace funciona de forma simples, como um shopping mesmo. O criador da plataforma cede espaço para vendedores mediante um pagamento. Os vendedores expõem seus produtos ou serviços e realizam vendas usando a estrutura do marketplace. E os clientes têm acessos a um grande mix de produtos dentro de uma única plataforma.
Vantagens de um marketplace
Vender produtos ou serviços através de um marketplace tem vantagens, especialmente para quem já tem loja física ou vende através de redes sociais, por exemplo.
Confira abaixo algumas vantagens de vender seu produto ou serviço através de um marketplace.
Maior visibilidade
Uma das grandes vantagens de vender em um marketplace é a visibilidade que seus produtos ganham, principalmente quem para quem vende serviços, através de marketplace de serviços.
Como a quantidade de acessos é grande, por conta da grande variedade de vendedores e produtos disponíveis, sua vitrine de produtos acaba recebendo um volume maior de visitas do que se tivesse uma loja virtual.
Mais vendas
Com mais visibilidade, aumentam as oportunidades de negócios, e, consequentemente, o número de vendas também aumenta.
Mas para isso, é preciso caprichar na qualidade das fotos, descrição dos produtos, oferecer um bom preço e ter uma boa cartela de produtos.
Principais tipos de Marketplace
Os tipos de marketplaces variam conforme o segmento de mercado em que atuam.
B2C
O marketplace do tipo B2C (Business to Consumer) é mais conhecido pelo público e nele as transações acontecem entre uma empresa e o consumidor final, pessoa física.
Alguns exemplos desse modelo são Netshoes, Casas Bahia, Dafiti, Amazon e Lojas Americanas.
B2B
No marketplace do tipo B2C (Business to Business) as relações são entre empresas (pessoas jurídicas).
C2C
O marketplace do tipo C2C (Consumidor ao Consumidor) é uma alternativa para pessoas físicas que querem vender produtos usados ou novos com estoque limitado.
Entre os marketplaces desse tipo mais conhecidos estão Mercado Livre, OLX, Enjoei.
Conclusão
Vimos que o marketplace é um modelo de negócios muito interessante, pois traz benefícios para todos os envolvidos, administradores, vendedores e clientes.
Falando especialmente sobre vendedores, é uma ótima estratégia para ter mais visibilidade e vendas. Já para os clientes, a vantagem é ter acesso a vários produtos e poder comparar preços dentro de uma mesma plataforma.
Vale destacar que tem marketplace de produtos e marketplace de serviços, mas o funcionamento de ambos é semelhante.
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