A experiência do usuário deve ser levada em consideração nos meios digitais, e o UX Design, quando aplicado em uma landing page, ou página de destino, pode transformar os visitantes de um site em leads genuínos.
Esses leads podem ser gerados por meio de um formulário de inscrição, solicitando um retorno de CTA (Call To Action), ou chamada para ação, e até mesmo um usuário baixando conteúdo.
Normalmente, tudo isso ocorre por meio de uma landing page.
Em que consiste uma landing page?
Landing page é o termo usado para análise para descrever qualquer página em que o usuário iniciou a jornada em um site, ou seja, onde um usuário acessa o site.
No entanto, por adaptações e ajustes, inclusive quando se trata de marketing digital, pode-se considerar um significado mais específico e que é empregado com muito mais frequência para definir uma landing page.
Por trás desse termo, as pessoas entendem uma página da internet especial, criada para apresentação de diferentes elementos, como:
- Opções específicas;
- Produto;
- Recursos;
- Serviço.
Tudo para que o visitante possa obter as informações necessárias de maneira rápida e fácil, sem se distrair.
Na verdade, uma landing page é um campo de ampla criatividade e, dependendo do público-alvo e dos objetivos por trás dela, pode ser muito diferente, e que pode ter reflexo conforme o UX Design utilizado pelos criativos.
Não há um único guia para o esquema fixo e construção de uma landing page, mas há uma característica básica que deve ser fornecida por qualquer página de destino.
Não importa o tamanho da página, quantas partes ela inclui, quantos elementos visuais ela usa, o mais importante para qualquer landing page é que ela forneça valor aos destinatários.
Composição básica de landing page com UX Design
O primeiro elemento que compõe uma landing page é a ideia geral de um objeto a ser apresentado, como uma atividade, um produto ou um serviço, acompanhado de um CTA.
Os usuários precisam receber a descrição básica dos benefícios, de preferência não muito detalhada, mas concisa e útil.
O objetivo desse elemento é informar o usuário e fornecer uma oportunidade clara e perceptível de usar ativamente essas informações por meio de um elemento de CTA, que pode ser apresentado com:
- Botão;
- Campo de assinatura;
- Formulário de contato;
- Link.
A seguir, podem ser apresentados sinais de confiança, como testemunhos de outros usuários.
As pessoas tendem a confiar mais no que já é usado ou experimentado por outras pessoas e recomendado, despertando a atenção como um todo.
Sendo assim, depoimentos de clientes, número considerável de seguidores nas redes sociais, prêmios e certificados podem ter um grande impacto na taxa de conversão.
O terceiro ponto é a descrição quanto às principais características apresentadas dentro de uma landing page com UX Design agradável.
Este bloco de informações pode ser usado como ponto adicional que suporta a descrição da funcionalidade básica.
Fornece ao visitante mais detalhes sobre o produto ou serviço, as habilidades e características técnicas, a influência na vida e na produtividade, entre outras características.
De certa maneira, torna a landing page mais longa e exige mais atenção dos usuários, portanto, a aplicação desse bloco deve ser sempre bem analisada.
O emprego de UX Design na landing page
A compreensão sobre o visual agradável é determinante em uma landing page, compreendendo características visuais próprias, que se destacam perante os usuários.
Logo, os elementos de marca, como logo, cores e tipos de letra corporativos, slogan e outros traços de identidade, devem ser apresentados em uma landing page.
Eles devem fornecer uma conexão de um produto, serviço ou atividade apresentada com a identidade visual e verbal da empresa ou marca.
Isso melhora a eficiência da estratégia geral de marketing digital.
De forma geral, as pessoas possuem habilidades amplas para perceber marcas visuais, reconhecer e processar dados mesmo transformados em imagens de alto nível de abstração.
As pessoas fixam e percebem elementos como ícones e ilustrações mais rapidamente do que palavras.
O uso de gráficos atraentes e informativos nas landing pages permite que os usuários capturem a ideia e digitalizem a página com muito mais rapidez e economizem tempo, além de envolver sua percepção estética no processo.
Conclusão
Sendo assim, o apuro visual deve ter como foco o UX Design, principalmente em uma landing page que tem o potencial de gerar leads e convertê-los em clientes.
O usuário quer chegar em um lugar em que possa obter o que deseja o quanto antes, obter informações suficientes, com busca de apoio para a tomada de decisão.
Por isso, criar uma landing page com UX Design agradável deve ser pensada para, enfim, fortalecer a estratégia de marketing e aumentar as taxas de conversão.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.