Em fevereiro de 2022, o Google trará o fator de classificação da experiência da página e os Core Web Vitals para os resultados de pesquisa da área de trabalho. A postagem do blog abaixo mostra o que isso pode significar para os resultados de pesquisa e como os sites dos EUA estão preparados para o lançamento do novo fator de classificação para desktop.
A implementação da experiência de página para desktop será concluída em março de 2022
O Google espera implementar totalmente o fator de classificação da experiência da página no início da primavera de 2022. Uma parte importante da atualização da experiência da página é a Principais Web Vitais. As três métricas que quantificam a experiência do usuário em um site:
- Desempenho de carregamento: maior pintura de conteúdo (LCP)
- Interatividade: Atraso da primeira entrada (FID)
- Estabilidade visual: Mudança de layout cumulativa (CLS)
Após o lançamento do fator de classificação da experiência da página para SERPs em dispositivos móveis de junho a agosto de 2021, o lançamento de SERPs para desktop está programado para começar em fevereiro de 2022. De acordo com a linha do tempo do Google, O lançamento está programado para ser concluído até o final de março. O que resta a ser visto é como isso afetará os resultados de pesquisa da área de trabalho no Google.com?
Um em cada três domínios de desktop dos EUA falha no Core Web Vitals
O painel da indústria Searchmetrics Core Web Vitals, um relatório de desempenho do site atualizado mensalmente para os Core Web Vitals relevantes, mostra um melhoria clara dentro experiência de usuário em sites dos EUA nos últimos dois anos:
Os resultados do painel mostram que, no início de 2020, apenas 22 dos 100 principais sites de desktop do ranking estavam atendendo aos requisitos para todos os três Core Web Vitals no Google.com. Esse número melhorou desde então, com 57 dos 100 domínios dos EUA com a maior visibilidade de SEO agora atendendo a todos os três requisitos do Core Web Vitals. E embora isso possa ser uma boa notícia, há ainda há espaço para melhorias na frente do Core Web Vitals. No final do dia, quase metade dos 100 maiores domínios nos EUA não está passando no teste Core Web Vitals para todas as três métricas em seus resultados de desktop.
Quando se trata de resultados de pesquisa para celular, dados recentes mostraram que 62 dos 100 principais domínios móveis nos EUA estão atendendo a todos os três requisitos do Core Web Vitals do Google. Surpreendentemente, os domínios agora têm um desempenho melhor em pesquisas para dispositivos móveis do que em pesquisas para computadores, apesar da otimização de sites para dispositivos móveis geralmente ser mais difícil e mais complexa do que para computadores.
Indústrias vencedoras e perdedoras: grandes diferenças nos principais pontos vitais da Web para sites dos EUA
Os sites com melhor desempenho são B2B, saúde e dicionários/sites de referência. Isso não é totalmente surpreendente, uma vez que os dicionários e sites de saúde se concentram principalmente em conteúdo de texto fino e menos em imagens ou vídeos grandes. Isso, junto com seus tempos rápidos de LCP, é o que ajuda esses sites a ter um desempenho tão bom.
Por outro lado, os sites com pior desempenho são sites de moda e viagens — áreas que tendem a colocar uma forte ênfase em imagens e vídeos. Além da baixa velocidade de carregamento (LCP), os sites móveis de moda e viagens nos EUA também precisam melhorar sua estabilidade visual (CLS), onde podem ocorrer mudanças de layout cumulativas devido ao conteúdo dinâmico nesses sites.
Como a atualização do Google afetará os SERPs?
Veremos domínios que não estão passando no Core Web Vitals despencar nos rankings após a conclusão do lançamento em março?
A experiência da página tem sido um fator de classificação para SERPs móveis nos EUA desde o verão de 2021. No entanto, claramente não resultou em grandes mudanças nos resultados da pesquisa. Dito isso, o lançamento foi um lançamento suave ao longo de três meses, de junho a agosto de 2021. No mesmo período, no entanto, o Google Core Update junho/julho de 2021 causou grandes interrupções nos SERPs.
Até o próprio Google destacou que o novo fator de classificação da experiência da página não terá um impacto significativo nos resultados de pesquisa:
“Embora a experiência da página seja importante, o Google ainda busca classificar as páginas com as melhores informações gerais, mesmo que a experiência da página seja inferior. Uma ótima experiência de página não substitui um ótimo conteúdo de página. No entanto, nos casos em que há muitas páginas que podem ser semelhantes em relevância, a experiência da página pode ser muito mais importante para a visibilidade na Pesquisa.” — Blogue dos programadores do Google
Em outras palavras, a experiência da página e os Core Web Vitals são um fator de classificação suave isso pode significar um aumento de classificação, desde que outros fatores, especialmente a relevância do conteúdo, permaneçam inalterados. Tal como acontece com a maioria das grandes atualizações anunciadas pelo Google, não é provável que tenha um grande efeito e, presumivelmente, trata-se mais de educar o mercado. Um cenário semelhante foi visto com o Mobile First Index, Mobilegeddon e Speed Update.
Conclusão
Com base nas experiências com o lançamento da experiência da página como fator de classificação para SERPs móveis, não há motivo para nenhum operador de site se preocupar cerca de o lançamento para desktop que o Google pretende concluir até o final de março de 2022. A experiência da página e o Core Web Vitals é um fator de classificação suave que pode resultar em um aumento de classificação, desde que outros fatores, especialmente a relevância do conteúdo, permaneçam inalterados.
Os sites dos EUA já estão indo muito bem no Core Web Vitals, embora ainda haja espaço para melhorias, com 43% dos 100 principais sites para desktop e 38% dos 100 principais sites para dispositivos móveis não passando no teste de três Core Web Vitals.
Bom usuário experiênciaque é o fator de classificação da experiência da página do Google e os Core Web Vitals, é o que todos os operadores de sites desejam entregar. E, embora isso possa não acontecer com esse novo fator de classificação suave, os sites que não oferecem uma boa experiência ao usuário perderão mais cedo ou mais tarde — o mais tardar quando os usuários começarem a abandonar o barco porque os concorrentes são melhores.