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O Ministro da União de Portos, Transportes e Hidrovias e AYUSH, Sarbananda Sonowal, recebeu no domingo a viagem inaugural de grãos alimentícios de Patna a Pandu via Bangladesh em Guwahati.
Ministro-chefe de Assam, Himanta Biswa Sarma e MP de Lok Sabha para Guwahati, a Rainha Oja juntou-se à celebração junto com Sanjay Bandopadhyay, Chairma, Inland Waterways Authority of India (IWAI) para receber o navio automotor MV Lal Bahadur Shastri carregando um total de 200 MT de grãos alimentícios para a Food Corporation of India (FCI) ao completar o piloto inaugural de Patna a Pandu via Bangladesh.
A IWAI está planejando executar um horário fixo de navegação entre NW1 e NW2, anunciando uma nova era de transporte por águas interiores para Assam e nordeste da Índia.
O navio partiu de Patna na National Waterway-1 (rio Ganga) e passou por Bhagalpur, Manihari, Sahibganj, Farakka, Tribeni, Kolkata, Haldia, Hemnagar; Rota do Protocolo Indo Bangladesh (IBP) através de Khulna, Narayanganj, Sirajganj, Chilmari e National Waterway-2 através de Dhubri e Jogighopa cobrindo 2.350 km.
Outra embarcação MV Ram Prasad Bismil com duas barcaças Kalpana Chawla e APJ Abdul Kalam iniciou a viagem de Haldia em 17 de fevereiro de 22 e está a caminho de Pandu.
A embarcação está transportando aço Tata de 1800 MT e já atingiu a fronteira de Bangladesh em Dhubri. O ODC (sobrecarga Dimensional, 252 MT) da Biorrefinaria Numaligarh chegou a Silghat em 15 de fevereiro de Haldia através do IWT via rota IBP. Outra remessa ODC (250MT) também está a caminho de Silghat.
Falando na ocasião, o ministro-chefe de Assam, Himanta Biswa Sarma, disse: “O início da movimentação de cargas através de navios pela Rota do Protocolo Indo Bangladesh (IBRP) marca o início de uma nova era de prosperidade econômica para toda a região do Nordeste. …isso abrirá caminho para o crescimento e desenvolvimento do transporte fluvial.”
Falando na ocasião, o Ministro da União Sarbananda Sonowal, disse: “Hoje marca o início de uma nova era do transporte fluvial em Assam. Isso fornecerá à comunidade empresarial uma alternativa viável, econômica e ecológica. O transporte de carga sem costura é uma jornada de desejos e aspirações não realizados do povo de Assam. Estamos confiantes de que o movimento de carga via hidrovias desempenhará um papel fundamental na energização do nordeste da Índia como o motor do crescimento”.
O esforço sustentado para rejuvenescer as rotas comerciais históricas através de Bangladesh foi impulsionado pelo PM Gati Shakti. Foi previsto que o Nordeste se transformará lentamente e se converterá em um hub de conectividade. O plano de desenvolvimento integrado, sob o comando do PM Gati Shakti, foi concebido para ampliar o movimento rápido de carga sobre Brahmaputra.
O IWAI também planeja executar um serviço regular programado nessas rotas. O protocolo sobre trânsito e comércio de águas interiores (PIWTT) entre a Índia e Bangladesh será muito benéfico quando pudermos desbloquear o valor do comércio de carga na região. Para melhorar a navegabilidade, dois trechos de rotas IBP, ou seja, Sirajganj-Daikhowa e Ashuganj-Zakiganj também estão sendo desenvolvidos a um custo de Rs. 305,84 crore em uma base de ações de 80:20 (80% sendo suportados pela Índia e 20% por Bangladesh). Espera-se que o desenvolvimento desses trechos proporcione uma navegação perfeita para o NER pela rota IBP. Os contratos de dragagem dos dois trechos para fornecimento e manutenção da profundidade necessária por um período de sete anos (de 2019 a 2026) estão em andamento. Uma vez que a Rota IBP no. 5 e 6 de Maia, perto de Farakka, na Índia, a Aricha, em Bangladesh, a distância do IWT conectando NW1 a NW2 (Região Nordeste) será reduzida em quase 1.000 km, o que reduzirá muito o tempo e o custo.
Em linha com a política “Act East” do Primeiro-Ministro, o Ministério dos Portos, Navegação e Hidrovias (MoPSW), assumiu vários projetos de infraestrutura nas vias navegáveis nacionais-1, rota do Protocolo Indo-Bangladesh e NW2, através das vias navegáveis interiores Autoridade da Índia (IWAI). Essas medidas melhorarão a conectividade com a Região Nordeste (NER) através de vias navegáveis. O governo empreendeu o ambicioso Projeto Jal Marg Vikas (JMVP) com um investimento de cerca de Rs. 4600 crore para o aumento da capacidade de NW-1 (rio Ganga) para movimentação segura e sustentável de navios de até 2.000 toneladas.
Este feito histórico dará início a uma nova era de crescimento para todos os estados do nordeste da Índia. As hidrovias cortarão o acesso sem litoral que vem prejudicando o desenvolvimento na região há muito tempo. As hidrovias não apenas eliminam esse empecilho geográfico no caminho do progresso da região, mas também proporcionam um transporte econômico, rápido e conveniente para as empresas e pessoas da região.
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