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Quando a guerra da Rússia contra a Ucrânia entrou no dia 10, a mídia estatal russa informou que os militares estão observando um cessar-fogo temporário em duas áreas da Ucrânia para permitir a evacuação de civis. Enquanto isso, o presidente da Ucrânia deve informar os senadores dos EUA no sábado em uma videoconferência um dia depois de chamar a OTAN por se recusar a impor uma zona de exclusão aérea sobre seu país.
Grandes empresas de tecnologia enfrentaram pressão para responder à invasão de 24 de fevereiro, que levou a sanções econômicas contra Moscou por governos de todo o mundo. A mídia estatal russa surgiu como um ponto chave entre Moscou e as plataformas de mídia social durante o conflito.
Empresas de tecnologia e plataformas de mídia social se tornaram uma das frentes do ataque, abrigando narrativas às vezes falsas, mas também monitoramento em tempo real de um conflito que marca a maior crise geopolítica da Europa em décadas.
A mídia social se tornou um veículo inesperadamente eficaz para galvanizar a opinião pública em muitos países contra as ações do presidente Vladimir Putin, ao mesmo tempo em que silenciou grande parte de sua propaganda. Eles estavam mais bem preparados para reprimir a propaganda russa, agindo mais rapidamente a pedido de vários governos e da UE.
Facebook e Twitter também começaram a rotular postagens que incluem links para meios de comunicação apoiados pelo Estado russo para que as pessoas saibam o que estão lendo. O Facebook também removeu uma rede de desinformação pró-Rússia que tinha como alvo usuários na Ucrânia.
A Apple anunciou na terça-feira a suspensão de todas as vendas de produtos na Rússia, as últimas consequências da invasão da Ucrânia por Moscou. “Pausamos todas as vendas de produtos na Rússia. Na semana passada, paramos todas as exportações para nosso canal de vendas no país”, disse um comunicado da Apple.
A fabricante do iPhone também anunciou que o Apple Pay e outros serviços foram limitados, enquanto os aplicativos de notícias da mídia estatal russa RT e Sputnik não estavam mais disponíveis para download fora da Rússia.
“Estamos profundamente preocupados com a invasão russa da Ucrânia e estamos com todas as pessoas que estão sofrendo como resultado da violência”, disse o comunicado.
A Apple também disse que desativou o tráfego e “incidentes ao vivo” no Apple Maps na Ucrânia como medida de segurança para os cidadãos ucranianos.
Alguns outros gigantes da tecnologia, como Google e Microsoft, tomaram medidas visando a mídia estatal russa ou ajudaram a iniciar campanhas de arrecadação de fundos após a invasão, que a agência de refugiados da ONU disse ter forçado mais de meio milhão de pessoas a fugir da Ucrânia.
A controladora do Facebook, Meta, disse esta semana que restringiu o acesso ao RT e ao Sputnik em toda a União Europeia e estava rebaixando globalmente o conteúdo das páginas do Facebook e contas do Instagram de veículos controlados pelo Estado russo, bem como postagens contendo links para esses veículos no Facebook. Meta tinha cerca de 7,5 milhões de usuários no Facebook na Rússia no ano passado e 122,2 milhões de usuários em seus outros serviços, incluindo Instagram, WhatsApp e Messenger, de acordo com estimativas da Insider Intelligence.
O aplicativo de compartilhamento de vídeo TikTok disse à AFP que restringiu o acesso à mídia estatal russa em sua plataforma na UE, enquanto a Microsoft disse que estava removendo o RT de sua loja de aplicativos e mudaria o algoritmo de seu mecanismo de busca Bing para mudar o conteúdo RT e Sputnik para menor em resultados.
O Twitter e o Facebook foram atingidos por restrições de acesso na Rússia desde a invasão da Ucrânia e agora estão “em grande parte inutilizáveis”, disse o grupo de monitoramento da web NetBlocks.
A empresa de pagamentos PayPal Holdings Inc encerrou seus serviços na manhã de sábado na Rússia, citando “as circunstâncias atuais”, juntando-se a muitas empresas financeiras e de tecnologia na suspensão das operações após a invasão da Ucrânia.
O PayPal disse que “desde o início da invasão, o PayPal ajudou a arrecadar mais de US$ 150 milhões para instituições de caridade que apoiam os esforços de resposta na Ucrânia, um dos maiores esforços que vimos em um período tão curto de tempo”.
“Nas circunstâncias atuais, estamos suspendendo os serviços do PayPal na Rússia”, disse o presidente e executivo-chefe Dan Schulman em comunicado. Ele acrescentou que a empresa “está com a comunidade internacional em condenar a agressão militar violenta da Rússia na Ucrânia”. Autoridades do governo ucraniano pediram ao PayPal que deixasse a Rússia e os ajudasse na arrecadação de fundos.
A Microsoft Corp suspendeu novas vendas de seus produtos e serviços na Rússia, juntando-se à lista de empresas ocidentais para se distanciar de Moscou após a invasão da Ucrânia. Além de suspender novas vendas, a Microsoft estava interrompendo muitos aspectos de seus negócios na Rússia em conformidade com as sanções do governo, disse o presidente da empresa, Brad Smith.
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