[ad_1]
NOVA DELHI : O aumento repentino nas taxas de contêineres e custos de seguro após a invasão russa da Ucrânia deve aumentar os custos de frete em todo o mundo, disseram executivos do setor e associações comerciais. As taxas de contêineres aumentaram dez vezes em menos de quinze dias, enquanto os prêmios de seguro de guerra aumentaram 5%.
A indústria naval, que desempenha um papel importante no comércio global, já lutava contra a escassez de navios e contêineres quando as sanções americanas e europeias à Rússia e seus negócios aumentaram os preços do petróleo, aumentando os custos de envio. Na quinta-feira, o petróleo bruto Brent se aproximou de uma alta de vários anos de US $ 120 por barril e foi ligeiramente inferior a US $ 113 na sexta-feira. Em 3 de março, o índice mundial composto de contêineres da Drewry subiu 2,1% em relação à semana passada, para US$ 9.279,46 por contêiner de 40 pés.
Anil Devli, CEO da Associação Nacional de Armadores da Índia (INSA), disse que as tarifas diárias de navios-tanque e navios aumentaram de US$ 3.000 por dia há cerca de 10 dias para US$ 30.000-40.000 agora, principalmente porque há menos navios da Rússia e da Ucrânia. Ele acrescentou que os prêmios de risco de guerra para navios também aumentaram de 3 a 5%.
“Em termos de seguro agora, o prêmio de risco de guerra (no seguro) subiu. Quando você está indo para um país que é um pouco de ‘risco de guerra’, então você paga um prêmio além do prêmio de risco de guerra que você geralmente paga. Então você paga o que é chamado de prêmio adicional de risco de guerra. Portanto, o prêmio de risco de guerra aumentou drasticamente”, disse Devli, acrescentando que vários navios estrangeiros estão presos no Mar Negro e no Mar de Azov.
Makrand Pradhan, presidente da Total Transport Solutions Ltd, disse: “na semana passada, as linhas de navegação não estavam aceitando cargas para a Rússia, mas algumas transportadoras estão aceitando. No entanto, os níveis de frete estão três vezes mais altos agora. Um contêiner de 20 pés que costumava custar US$ 6.000 para São Petersburgo de Nhava Sheva agora subiu para US$ 17.000-18.000 por contêiner de 20 pés”, disse Pradhan.
Com a expectativa de que o petróleo cresça ainda mais e nenhum sinal de alívio do conflito, as taxas de frete parecem destinadas a manter sua trajetória ascendente.
Devli disse que a crise de oferta ocorre em meio a uma queda na demanda por navios russos. Ele disse que os armadores em todo o mundo também temem que sanções possam ser impostas a navios que transportam carga russa.
A guerra na Ucrânia já lançou uma sombra sobre as importações de carvão metalúrgico da Índia da Rússia, conforme relatado anteriormente pela Mint. Enquanto as exportações da Índia para a Rússia estão avaliadas em US$ 2,6 bilhões, as importações estão avaliadas em US$ 5,5 bilhões. No entanto, a incerteza está impactando as taxas em todos os destinos. Ajay Sahai, CEO do principal órgão exportador da Índia, Federação de Organizações de Exportação Indianas (FIEO), disse que havia expectativas de que as taxas de frete que foram elevadas nos últimos tempos reduzissem até o segundo trimestre de 2022. No entanto, com o conflito e o aumento das tensões geopolíticas , é improvável que as taxas se acalmem em breve.
“Agora, com os preços do petróleo subindo para US$ 120 por barril e aumentando o custo do seguro para os navios, sentimos que provavelmente a taxa de frete pode continuar alta”, disse ele.
Lancy Barboza, diretor administrativo da Flomic Global Logistics Ltd, disse que o conflito aumentaria ainda mais os preços do petróleo, elevando as taxas de frete aéreo e marítimo em todo o mundo. “Haverá outras interrupções, como o fechamento do espaço aéreo e o vôo de aeronaves na zona de guerra e boicote às companhias aéreas russas por países ocidentais, contrariado por uma proibição russa às companhias aéreas desses países, o que agravará ainda mais a situação. ,” ele disse.
De acordo com dados fornecidos pelo INSA, o tamanho da frota de navios de propriedade dos russos é de cerca de 3.000 navios de 18,1 milhões de toneladas brutas, o que representa cerca de 1,2% da tonelagem global. A tonelagem bruta dos navios indianos seria de cerca de 0,8% da tonelagem mundial, disse Devli. A AP Moller-Maersk, em comunicado, disse que está acompanhando de perto a evolução da situação com novas sanções impostas à Rússia e o efeito sobre o mercado global. fluxos da cadeia de suprimentos. “Com as circunstâncias fluidas de atualizações e ajustes regulares na lista de sanções, vemos uma clara necessidade de levar algum tempo para estabelecer novos e revisar os processos existentes de aceitação e tratamento de reservas”, afirmou.
Nunca perca uma história! Fique conectado e informado com Mint. Baixe nosso App agora!!
[ad_2]