A emoção dos jogos com multiplicadores de dinheiro é única, para alcançar um público grande eles apostam nas redes sociais com uma ampla divulgação das celebridades e famosos menos conhecidos. Raras são aquelas pessoas midiáticas que não aproveitam os cachês milionários para apresentar um jogo divertido e popular.
Conhecidos como jogo do tigre, foguetinho e outros nomes populares, os crash games oferecem diversão com a possibilidade de lucro ou perda. Ambas sensações são aliadas e criam uma atmosfera perfeita para um passatempo emocionante, desde que ocorra de maneira consciente e controlada.
Desde a permissão de divulgação de cassinos online em solo nacional, as plataformas têm apostado em famosos da internet para expandir a divulgação. As marcas estão estampadas nas camisas de futebol, arenas, no rádio e portais da internet, obviamente elas não deixam de lado o público das redes sociais.
Para atingir os incontáveis usuários do Instagram, Tik Tok e outras plataformas, a estratégia é simples: promover a empresa nas páginas de influenciadores de todos os nichos e portes.
A princípio os nomes eram os mais famosos, Virginia Fonseca, Felipe Neto, Mel Maia, Neymar e outros grandes nomes estavam entre os divulgadores.
Aos poucos as subcelebridades também foram convocadas para agregar mais jogadores para o tipo de jogo, elas possuem menor número de seguidores, mas não menos fieis que os recordistas em likes, e geralmente uma fama passageira ou ligação secundária com alguém que está em alta na mídia.
Desde que começou a circulação destas propagandas, as polêmicas surgiram. Assim como qualquer jogo de azar, os crash games são destinados ao público adulto e sempre existe a propensão de perder, mas nos stories e postagens nada disso fica claro.
Os crash games em si não são proibidos ou um problema, inclusive são muito divertidos e as plataformas pagam seus ganhadores dentro das conformidades. A única problemática está na propaganda enganosa utilizando vídeos fake para convencer o público de que o ganho é garantido, enquanto as próprias plataformas não fazem esse tipo de afirmação enganosa, por isso existem tantas denúncias contra as práticas.
As regras para os crash games
A pouco a regulamentação dos cassinos online foi finalizada, chamada de lei das bets, com ela as normas para os crash games ganharam rígidas diretrizes. A normalização visa manter a segurança dos jogadores, arrecadação de impostos e a eliminação de qualquer tipo de fraude.
A regulamentação foi divulgada pelo Ministério da Fazenda, as regras são definidas para jogos online autorizados e com empresas gestoras sediadas no Brasil. O tigrinho, aviãozinho e outros crashs famosos poderão ser oferecidos por gestores autorizados pelo MF, com endereço virtual finalizado em bet.br.
De acordo com a regulamentação a premiação deve ser de 85% do valor arrecadado pelo cassino online e com jogos explicativos sobre a porcentagem de ganhos e perdas, entre as proibições está o funcionamento físico, empréstimo de saldo para jogadores e promessas de ganhos futuros. A legislação entra em vigor em 2025, a partir de 1 janeiro.