O marketing no YouTube pode ser definido como o processo de promoção de uma empresa e seus produtos na plataforma YouTube, enviando vídeos de qualidade para o canal de uma empresa no YouTube.
O conteúdo de vídeo é o segredo para o marketing de conteúdo de sucesso. Diversos segmentos, como os profissionais do marketing médico em Goiânia, já descobriram que realmente vale a pena.
O YouTube é o lar do conteúdo de vídeo online, tanto para profissionais de marketing quanto para consumidores regulares.
O YouTube é basicamente essencial para as empresas, especialmente para as equipes de marketing digital. E você não tem outra opção a não ser buscar mais visibilidade para seus vídeos do YouTube.
Então, como promover seu canal do YouTube e levar sua estratégia de marketing do YouTube a um novo nível?
Neste artigo, você encontrará 7 táticas comprovadas para melhorar seu marketing no YouTube, criar conteúdo compatível com o Google e dobrar o número de inscritos em seu canal do YouTube.
1. Crie títulos de vídeo atraentes
O primeiro passo em nosso guia de marketing do YouTube é otimizar o título do seu vídeo.
Não importa a qualidade do seu vídeo, é inútil se ninguém clicar nele. Portanto, é imperativo que você otimize seus títulos de vídeo para atrair espectadores.
Aqui estão algumas dicas úteis para criar o título de vídeo perfeito para maior alcance:
- O SEO do YouTube começa com a descoberta das palavras-chave certas: as palavras-chave no título informam aos rastreadores do Google sobre o que é seu vídeo. E boas palavras-chave também dizem aos seus espectadores o que eles podem esperar, por isso é uma vitória/ganha.
- Mantenha o título curto. A duração ideal dos títulos dos vídeos não deve exceder 60 caracteres. Os leitores devem ver o título inteiro de relance.
- Crie títulos claros e descritivos. Não force os espectadores a descobrir. Deixe os leitores saberem sobre o que é o vídeo.
- Diga aos leitores por que eles precisam assistir ao vídeo. Eles precisam de um motivo para gastar seu tempo e visualizar o conteúdo. Eles querem saber como eles se beneficiarão com isso.
Use esta fórmula para criar um bom título de vídeo:
- Identifique uma ideia central do seu vídeo
- Pesquise frases-chave curtas e descritivas que abordem esse tema
- SEO do YouTube: encontre as palavras-chave certas para o título do seu vídeo.
- Escolha um título que responda à pergunta mais importante para os espectadores
Recursos úteis
2. Crie miniaturas perfeitas do YouTube
A segunda etapa deste guia de marketing do YouTube é criar boas miniaturas.
Miniaturas eficazes do YouTube fazem os usuários clicarem imediatamente e tornar seu canal do YouTube mais reconhecível. As miniaturas devem ser relevantes para o conteúdo e o título do vídeo.
Inclua descrições curtas e imagens relevantes em suas miniaturas para ajudar as pessoas a entender sobre o que é seu vídeo do YouTube. Aqui está como Amerisleep faz isso:
Capte o interesse das pessoas e conte uma história usando suas miniaturas. Você deve fazê-los se perguntar o que acontece a seguir.
Idealmente, seu título e miniatura do YouTube contarão uma história complementar juntos.
Aqui estão algumas dicas úteis para miniaturas personalizadas:
- Use tamanhos de vídeo padrão – 1280×720 ou 1920×1080. Tamanhos menores podem parecer embaçados.
- Usar apenas imagens de alta qualidade.
- Inclua o título do vídeo em sua miniatura pois ajuda a atrair mais visualizações.
- Os formatos de imagem devem ser JPG, PNG, GIF, BMP ou TIF.
- Use a proporção de 16:9 que funciona melhor para os jogadores do YouTube.
- Mantenha uma aparência consistente e siga este estilo em todas as suas miniaturas.
- Use a emoção. Inclua rostos emocionantes e concentre-se nos olhos.
Recursos úteis:
- Usar Photoshop para personalizar miniaturas.
- Se você quiser saber como suas miniaturas funcionarão, você pode testá-las usando AdWords.
3. Limite seus vídeos do YouTube a menos de 5 minutos
A terceira etapa do nosso guia de marketing do YouTube é otimizar a duração do vídeo.
Se você quiser aproveitar ao máximo seus vídeos, concentre-se no tempo total de exibição deles. Com base no Pesquisa Comscore a duração da maioria dos vídeos do YouTube é de cerca de 5 minutos.
Se você criar vídeos longos apenas se repetindo, não ajudará. As pessoas precisam de um bom motivo para se interessar pelo seu vídeo do YouTube. Você pode experimentar a duração do vídeo para descobrir o que funciona melhor para o máximo de engajamento.
Aqui estão algumas dicas que você deve seguir:
- Crie conteúdo de alta qualidade em cada vídeo do YouTube
- Otimize seus vídeos para menos de 5 minutos
- Torne-os interessantes, informativos e curtos
Recursos úteis
- Usar Análise do YouTube para ver o que está funcionando para seu canal e obter informações mais detalhadas sobre visualizações, inscritos, tempo de exibição e muito mais.
4. Marque seu canal do YouTube
A quarta etapa do nosso guia de marketing do YouTube é tornar sua marca visualmente atraente.
BBanding seu canal do YouTube é a próxima coisa que você deve fazer para torná-lo visualmente atraente e incentivar os visitantes a levá-lo a sério. Isso ajuda você a aumentar o reconhecimento da marca e a passar mais tempo com seu público.
Aqui está um bom exemplo de canal do YouTube de marca em Examinador de Trabalho:
Use o logotipo da sua empresa para o seu canal do YouTube. Se você é um blogueiro de vídeo independente, pode usar sua foto na cabeça em vez de um logotipo.
Para ajudar as pessoas a encontrar você, adicione títulos e descrições aos seus vídeos. Em cima da imagem do banner, você também pode inclua links para seu site e mídia social.
Se você falar sobre um determinado produto em seu vídeo do YouTube, também poderá usar sobreposições de marca própria. Muitas pessoas não sabem disso, mas eles dão a você a chance de reter as pessoas quando elas assistem aos seus vídeos.
Além de criar uma marca visual, é importante faça uma biografia informativa e relevante sobre sua empresa ou sua personalidade. Deixe as pessoas saberem o que lhe interessa e o inspira. Faça-o curto e envolvente.
Aqui está um bom exemplo de Advogados de Julgamento de Lesões, APC:
5. Inclua frases de chamariz (CTAs)
A quinta etapa do nosso guia de marketing do YouTube é incluir CTAs em seus vídeos do YouTube.
Adicionar frases de chamariz aos seus vídeos ajudará você a criar mais engajamento no YouTube. Eles também podem ser irritantes, então tente usá-los da maneira certa.
Não importa quais objetivos você tenha, para obter mais curtidas ou mais inscritos, ser claro e conciso sobre as principais ações que as pessoas precisam tomar.
Você pode adicionar o link do seu site ou solicitar inscritos no seu canal no vídeo ou no final para ajudar as pessoas a entender o próximo passo.
Se seu objetivo é atrair muitos assinantes, tente fazê-lo com inteligência. Seus esforços serão recompensados a longo prazo.
6. Compartilhe vídeos nas mídias sociais
A sexta etapa do nosso guia de marketing do YouTube é dominar o compartilhamento nas mídias sociais.
Compartilhar seus vídeos nas redes sociais é fundamental se você deseja expandir seu canal no YouTube. Como um profissional de marketing experiente, é importante não apenas publicar seus vídeos mais recentes nas mídias sociais, mas também ser ativo em comunidades e grupos sociais.
Cada plataforma social tem sua própria cultura e você precisa descobrir qual é a melhor para você e onde seus esforços serão apreciados.
Use as seguintes dicas eficazes para promover seus vídeos:
- Adicione seu vídeo do YouTube às apresentações do SlideShare
- Compartilhe seu vídeo do YouTube no Pinterest e no Twitter
- Faça um mini vídeo promocional em sua página do Facebook e vincule seu vídeo original do YouTube
- Integre seus vídeos ao conteúdo do seu blog
- Publique seus vídeos no Scoop.it
- Promova e compartilhe seus vídeos em grupos e comunidades relevantes do Facebook, Google+, LinkedIn
- Inclua seus vídeos em guest posts em sites relacionados
- Adicione seu canal do YouTube à sua biografia do Instagram
- Use o Reddit para obter visualizações do YouTube
Recursos úteis
- Use o Ferramenta de gestão social SE Ranking para fazer upload, agendar e compartilhar seus vídeos em suas redes sociais.
- APIs do YouTube permitem que você crie selos do YouTube para seu site para aumentar a visibilidade e vincular de volta ao seu canal.
- Boosterberg ajuda a avaliar e promover automaticamente seus vídeos que criam muito valor no Facebook.
7. Trabalhe com outros YouTubers
O sétimo passo do nosso guia de marketing do YouTube é colaborar com outros YouTubers.
Os vídeos colaborativos tornaram-se populares entre os criadores de conteúdo. É uma boa maneira de encontrar um novo público e aumentar sua base de assinantes. É também uma situação ganha/ganha para você, seu parceiro e seu público-alvo.
Colaborar com outros influenciadores é uma excelente prova social mover para o seu público. Trabalhar com outros canais conhecidos faz você parecer bem por associação.
Aqui estão algumas ideias de como fazer isso:
- Interaja com seu público e pergunte o que mais eles querem assistir nos comentários.
- Encontre influenciadores do YouTube e outras marcas do seu nicho e fazer vídeos juntos.
- Colabore com marcas e Youtubers que são mais poderosos que os seus. Os Youtubers mais poderosos trabalham apenas com pessoas que conhecem bem.
- Não é obrigatório trabalhar apenas com uma marca ou pessoa. Você pode conectar-se com alguns de cada vez ou ainda mais.
- Colaborar com influenciadores de outras redes sociais.
Colaborar com outras pessoas tem muitas vantagens, pois ajuda você a estabelecer relacionamentos sólidos com marcas e influenciadores e aumentar seu público de forma exponencial.
Finalizando
MC Escher disse que “só quem tenta o absurdo consegue o impossível”. Se você deseja aumentar a presença no YouTube, deve começar a promover seu canal do YouTube e experimentar e aprender o que funciona melhor para você e aderir a essas táticas.
Manter-se fiel à sua marca é tão importante quanto a sua personalidade. Continue monitorando as alterações, veja como elas estão influenciando o comportamento do seu público e atualize sua estratégia do YouTube.
Crie conteúdo de vídeo interessante e de qualidade para seus espectadores, chame a atenção deles com miniaturas, fisgue seu público, cumpra sua palavra e cumpra suas promessas.