A filosofia Lean, originária do sistema Toyota de produção, tem se tornado cada vez mais popular nas empresas de todo o mundo. Esse método consiste em uma abordagem que busca otimizar processos, eliminar desperdícios e, consequentemente, potencializar os resultados humanos.
Conforme artigos publicados no portal do Lean Institute Brasil, um dos principais pontos da filosofia Lean é a valorização das pessoas, e isso se reflete no organograma empresarial, por exemplo. Em vez de uma estrutura hierárquica rígida, a proposta é uma abordagem mais horizontal, na qual as equipes trabalham em conjunto para atingir um objetivo comum.
O conceito não apenas valoriza os colaboradores, mas também incentiva a criatividade, a inovação e a melhoria contínua. Com um organograma empresarial mais flexível e colaborativo, os funcionários podem se sentir mais motivados e engajados, tendendo a resultados mais significativos e consistentes.
Além disso, a filosofia Lean prega a importância da identificação e eliminação de desperdícios em processos, ajudando a tornar a empresa mais eficiente e competitiva. Ao eliminar atividades que não agregam valor, é possível direcionar esforços para o que realmente importa e alcançar resultados expressivos.
Conceito que se expandiu para solucionar problemas
O termo “lean”, traduzido para o português, significa “enxuto”. Essa abordagem foi desenvolvida após a Segunda Guerra Mundial com a criação do Sistema Toyota de Produção, que se expandiu para outras áreas além da indústria automotiva, incluindo serviços, saúde e educação.
Esse método tem como base a identificação e eliminação de todos os tipos de desperdício, incluindo estoques excessivos, transporte desnecessário, movimentos inúteis, defeitos, esperas, excesso de processamento e talentos subutilizados. Além disso, enfatiza a melhoria contínua e a capacitação dos funcionários para identificar problemas e solucioná-los de forma sistemática.
Conforme sites de gestão de pessoas, a filosofia Lean é considerada uma metodologia ágil. Como consiste em uma série de estratégias, princípios e técnicas operacionais que visam maximizar a produção e aumentar a qualidade do produto ou serviço oferecido, o método é focado na geração de valor ao cliente, utilizando a chama manufatura enxuta.
Princípios da filosofia Lean
A filosofia baseada no modelo Toyota de fabricação tem cinco princípios essenciais que buscam maximizar a produção e aumentar a qualidade do produto ou serviço oferecido. O primeiro é a valorização do cliente, ou seja, a empresa deve agregar valor ao produto sob a ótica do consumidor, eliminando atividades desnecessárias e preservando aquelas que acrescentam estima.
Além disso, o Lean é pautado no fluxo de valor. Para alcançar esse objetivo, é necessário mapear todo o curso de processos na cadeia produtiva, identificando as atividades que trazem retornos positivos e as que dão prejuízo. A partir daí, é possível encontrar redundâncias e atrasos, que podem ser eliminados ou reduzidos, tornando o processo mais eficiente.
O terceiro princípio é o fluxo contínuo, que visa eliminar as esperas entre as ações e garantir que as etapas seguintes funcionem sem interrupções ou gargalos. Já o sistema de produção puxada só produz o que é solicitado pelo cliente, eliminando o excesso de produção e evitando estoques parados.
Por fim, a busca pela melhoria contínua dos processos é o quinto princípio da filosofia Lean, que objetiva atingir a perfeição por meio da eliminação de atividades que não agregam valor, da redução de desperdícios e da busca por um valor ainda mais elevado para o cliente.
Como colocar a metodologia em prática
Para colocar a metodologia em prática, cada negócio precisa encontrar o seu caminho. Segundo os especialistas, é importante fazer um diagnóstico do momento atual da empresa, identificando suas dores e obstáculos. É fundamental, portanto, envolver lideranças e equipes no processo, promovendo treinamentos e imersão no método.
Além disso, é importante criar uma cultura organizacional que tenha a gestão Lean como um dos seus princípios, buscando agilidade e redução de desperdícios em todas as áreas da instituição. Assim, ao adotar essa filosofia, a empresa pode alcançar diversas vantagens, como a melhoria da produtividade, eficiência do trabalho e engajamento dos colaboradores.