A indústria da moda é uma das indústrias mais ricas e prósperas do mundo. Reúne uma vasta gama de atividades, desde a própria produção de produtos, transformação de matérias-primas, criação de artigos de vestuário, calçado, acessórios, entre outros. Um dos suportes esqueléticos deste setor é o ponto de venda. O mercado de varejo movimenta 1,1 bilhão de dólares por ano. Juntamente com a produção massiva de alimentos e bebidas, os mercados menores de vestuário e produções complementares estão em uma posição ideal para se tornar um dos principais geradores de lucro dentro desse negócio, e o Marketing para loja de roupas é fundamental.
Reunimos 5 estratégias de marketing para este post que você pode aplicar em sua loja de roupas, uma versão “fashionista” de como Davi pode enfrentar Golias e sair vitorioso em um confronto direto.
1# Estratégia de marketing para loja de roupas — comunique-se com seu público-alvo
É essencial abrir linhas de comunicação EFICAZ com seu mercado-alvo. Se você não garantir que suas mensagens cheguem até eles, como você pode esperar que seus esforços para expandir suas vendas sejam notados? Na realidade, é impossível. Ao falar sobre esses métodos de comunicação, é importante ter em mente várias ferramentas:
- Offline, no próprio ponto de venda. Crie sinalizações para garantir que as ofertas cheguem aos clientes. Isso divulga promoções e agrega valor aos seus produtos em seus próprios estabelecimentos. É normal que alguns deles passem despercebidos, mas não devem ser omitidos por esse motivo, pois o investimento é mínimo e os resultados são mais que suficientes.
- Conectados. Ter uma presença online é essencial num setor tão competitivo como o têxtil. É verdade que nem todas as empresas podem ou devem estar online, mas se estiver ao alcance da empresa se abrir para a internet, ela não deve deixar passar a oportunidade de explorar essa saída. Atualmente, em países como o Reino Unido e os Estados Unidos, entre 14 e 19% dos lucros totais das empresas nacionais de vestuário vêm dos canais online, muito mais destacados do que outros países, como a Espanha, onde chega apenas a 10%.
Um e-commerce nova-iorquino que soube se dar a conhecer entre as grandes empresas do mundo é a linha íntima Adore Me, que começou com recursos próprios e, graças a um risco de fundo de capital, conseguiu dar um empurrãozinho à sua marca. Este é um exemplo de um pequeno comércio varejista que cresceu rapidamente com o uso do mundo virtual, onde é fundamental conhecer bem o público e saber como alcançá-lo. Ao visitar o site deles, é possível verificar rapidamente as técnicas de marketing que utilizam para impactar o usuário.
2# Estratégia de Marketing para Lojas de Roupas — Eventos Offline para Desvirtualizar o Público
Se você tem uma loja online ou não, organizar festas e atividades é uma forma de atrair tanto clientes fiéis quanto aqueles que não sabem o que podem encontrar em sua loja. A ação recomendada é preparar uma agenda em que os eventos sejam definidos no início do ano para que os eventos possam ser planejados com tempo, utilizando as ferramentas de marketing adequadas e aproveitando os canais de comunicação eficientes. Os momentos mais apropriados para ‘fazer barulho’ dentro da indústria da moda são os seguintes:
- Comece uma nova temporada (primavera, verão, outono, inverno) com um showroom e um desfile de moda onde algumas das peças estrela da empresa são mostradas ao público.
- Quando as vendas começarem e durante a temporada de impostos, chegue aos consumidores com um convite para uma celebração especial onde você pode oferecer valor agregado, não apenas uma promoção ou preço de venda.
- Comemore aniversários ou datas especiais na vida do negócio, como quando o negócio completa mais um ano ou se há o desejo de comemorar um momento concreto que seja importante para o negócio. Aproveite essas ocasiões para convidar quem te segue e dar destaque à sua marca.
- Crie vendas especiais para liquidar roupas que sobraram de uma temporada que está quase acabando ou crie eventos em torno de peças específicas. Um dia pode ser declarado “dia do blazer” com descontos para quem quiser essa peça indispensável do guarda-roupa ou você pode fazer “fim de semana da bolsa” com promoções para esses acessórios.
3# Estratégia de Marketing para Lojas de Roupas — Vitrines: Uma Arte Que Continua a Ser Necessária (e Eficaz)
As vitrines podem ser definidas como a arte que apresenta adequadamente os artigos que um estabelecimento tem à venda por meio de uma combinação de objetos e materiais.
O poder de como as vitrines são feitas nunca deve ser subestimado e uma prova sólida disso está no fato de que, quando se viaja, um dos passatempos preferidos é caminhar pelas “passarelas douradas” ou pelas principais vias urbanas onde se pode ver a exibição vitrines das grandes empresas.
O que podemos ver hoje nas vitrines de grandes marcas são autênticas obras de ouro, arte em forma pura.
Existem vários fatores que precisam ser levados em consideração ao se referir à fachada:
- Altere-o com uma certa frequência. A velocidade com que as tendências da moda e os gostos dos clientes mudam exige que as marcas reajam com certa agilidade. O importante é estar atualizado, conhecer os estilos de rua e saber o que está vendendo para incorporar esses fatores no design das vitrines.
- Iluminação. É um ponto básico, mas essencial. As pessoas que estão passando estarão olhando para seus itens porque você chama a atenção deles para eles. Em primeiro lugar, é crucial que você forneça iluminação adequada em sua loja e, em seguida, conecte-os aos itens em exibição.
- Decidir o que deve se destacar e colocá-lo em um lugar privilegiado é fundamental. Se sua força é o sapato de salto alto, é importante mostrá-lo. Se, pelo contrário, você tem uma coleção de óculos de sol que chegou e está em todas as páginas dos blogueiros, certifique-se de usar isso para atrair seu público. É importante estudar minuciosamente o que está disponível dentro de um estabelecimento para determinar quais itens são os mais fortes para o negócio.
- Janela temática exibe o trabalho. Quando se aproxima uma ocasião especial, como o Dia dos Namorados ou o Natal, aproveite e decore a sua loja com peças que possam estar ligadas à festa.
- Configure um calendário de exibição de janela. O planejamento é essencial para qualquer negócio. Certifique-se de planejar com datas importantes em mente e não use a mesma tela por um longo período de tempo.
4# Marketing para Estratégia de Loja de Roupas — Embalagem e Marketing no Ponto de Venda
Tão importante quanto o último ponto, você deseja oferecer uma experiência de compra global ao usuário que seja totalmente satisfatória.
Você fisga nossos clientes com uma vitrine ousada, eles entram e descobrem que o interior do negócio convida o consumidor a se perder entre as roupas e acessórios nas araras, eles decidem levar algo para casa e aí a embalagem os encanta mais!
Outra ideia é incluir alguns doces na sacola e um cartão de visita. Claro, um cupom que pode ser usado para um desconto em vendas futuras ou oferecer a eles uma revista de moda também pode ajudar. Se datas especiais como Dia dos Namorados e Natal – que já analisamos um exemplo semelhante no ponto 2# – certifique-se de incluir elementos de embalagem festivos relacionados ao feriado.
Estas são algumas ideias simples para lojas de roupas que podem ser usadas para melhorar suas estratégias de marketing de ponto de venda. São detalhes que farão com que o consumidor se lembre de você, fale bem de você e provavelmente retorne para uma experiência repetida. É nessas pequenas coisas que reside o charme de um negócio.
Uma das técnicas de embalagem que mais nos surpreendeu é a utilizada pela Heidi Klein, uma linha de maiôs de luxo. A embalagem é linda, com estilo e elegância, e ninguém diria que essas caixas requintadas tinham um maiô dentro, certo? Parecem guardar joias preciosas ou couro de alta qualidade.
5# Marketing para Estratégia de Loja de Roupas — Presença Ativa nas Mídias Sociais
Não surpreendentemente, 97% por cento das 250 marcas de varejo mais renomadas do mundo estão no Facebook. Isso deve ser por um motivo, certo? Bem, claro, há uma razão! Atualmente, as redes sociais são como um playground onde todos passam parte do dia conversando com amigos, adquirindo novas informações e passando horas.
O Facebook é o que mais se destaca e pode substituir o comércio eletrônico até que a pequena empresa decida criar sua própria loja online. No entanto, não é o único. De acordo com informações obtidas por meio de um estudo, atrás de Zuckerberg estão Twitter, YouTube, Pinterest. Também não podemos deixar o Instagram de fora, pois é uma das ferramentas mais essenciais usadas tanto por essa poderosa indústria quanto por influenciadores da indústria. Estes podem fornecer a qualquer negócio um apoio sólido e empurrá-los para o sucesso.
Como é sempre recomendado observar quem está indo bem nas mídias sociais, deixamos você com as cinco principais marcas que atualmente usam mídias sociais: Victoria’s Secret, Walmart, Apple, Adidas, Nike e Dell.