Você sabe qual a diferença entre assinatura e nome completo? Essa é uma dúvida um tanto quanto comum, em especial entre aqueles que começaram agora na vida adulta.
Em relação à assinatura ou rubrica, ela passa a ser muito mais comum dentro do ambiente empresarial, haja vista que é permeada por diversas páginas.
No que se refere a assinatura, por exemplo, ela já é mais adequada para validar uma transação ou um contrato.
No entanto, é interessante destacar que assinatura pode ser tanto a punho quanto digital, haja vista que esse modelo também já é aceito judicialmente.
Certo, mas qual a diferença entre assinatura e nome completo? Ainda que haja algumas diferenças, os dois recursos estão presentes diariamente.
Então, no artigo de hoje, iremos falar tudo o que você precisa saber para poder entender melhor a respeito desse tema. Sem mais delongas, vamos ao que importa!
Qual a diferença entre assinatura, nome completo e rubrica
Na verdade, assinatura e nome completo podem ser a mesma coisa, desde que você estruture dessa maneira.
Falando de forma mais direta, a assinatura é uma marca distintiva, a qual uma pessoa deve usar para poder autenticar e validar um determinado documento.
Mas, no que se refere à forma com que se deve estruturar essa assinatura, ela pode ser apenas o seu nome completo.
No entanto, há pessoas que se utilizam de alguns elementos para poder estilizar e deixar a assinatura ainda mais única.
É possível sim fazer isso, mas é preciso ter em mente que a assinatura deve ser totalmente legível. Então, ao criar a sua assinatura, deve-se levar isso em consideração.
Agora, no que se refere a assinatura e rubrica, não só o conceito quanto a utilização possuem meios distintos.
Primeiro que a rubrica é como se fosse uma abreviação da assinatura, por assim dizer. Já a assinatura deve incluir o nome completo por extenso ou alguns nomes.
Para que você possa entender ainda melhor a respeito desse assunto, abaixo iremos explicar com um pouco mais de detalhes sobre o assunto.
O que é assinatura?
Como já dito, a assinatura nada mais é que uma marca distintiva de uma pessoa, a qual é necessária para autenticar documentos.
O intuito da assinatura é justamente verificar a identidade da pessoa que assina o documento e, dessa forma, fornecer ao signatário uma forma de demonstrar a sua concordância com o conteúdo do documento.
Entretanto, é interessante que você saiba como fazer assinatura digital e a punho, uma vez que as duas podem ser importantes para momentos distintos.
Além disso, elas também podem possuir um ou mais nomes, bem como incluir um símbolo ou grafia um pouco mais estilizada, desde que permaneça legível.
O que é rubrica?
Em contrapartida, a rubrica é como se fosse uma abreviação da assinatura, mas que também serve para identificação do signatário.
No entanto, o seu uso é mais adequado para poder validar documentos que possuem várias folhas, como é o caso de contratos empresariais, por exemplo.
Porém, enquanto é preciso rubricar todas as páginas iniciais, a última deve conter a assinatura por ambas as partes.
Isso quer dizer que, de certa forma, a rubrica serve como uma forma de confirmar que você leu e concorda com aquilo que está descrito naquela folha.
Mas, visualmente falando, a rubrica costuma ter um aspecto de algumas letras unidas ou de um pequeno desenho.
Outra coisa que se deve entender é que, de forma isolada, a abreviação não tem força jurídica, apenas quando associada a um documento assinado.
A rubrica ainda é a responsável por impedir a substituição das páginas por algum conteúdo que não foi verificado pela pessoa que assinou o documento.
Quando usar rubrica e quando usar assinatura?
Deve-se utilizar a assinatura para poder identificar a autoria de documentos e obras, a fim de comprovar a sua identidade em qualquer ato civil.
Em contrapartida, a rubrica é mais adequada para aumentar a validade jurídica de algum documento, haja vista que serve para certificar que o signatário leu todas as páginas.