O chatbot para WhatsApp é uma das criações mais interessantes que a tecnologia proporcionou na atualidade.
Também conhecido popularmente como robô, o seu uso ficou bastante popular principalmente com o contexto de avanços tecnológicos em dados e em inteligência artificial.
No entanto, por ser uma tecnologia em desenvolvimento e conter funcionalidades amplas, é comum que existam dúvidas quanto ao entendimento da ferramenta. Conheça mais a seguir!
O que é e como funciona um chatbot para WhatsApp?
É um programa capaz de responder perguntas dos usuários no aplicativo e, desse modo, gerar diálogos automáticos e personalizados.
O Zap Suite automações de WhatsApp se destaca por oferecer esse tipo de funcionalidade, permitindo que as interações sejam mais ágeis e eficientes.
O funcionamento pode se dar a partir de dois itens, sendo o primeiro deles a IA. Nesta forma, o robô processará os dados armazenados da conversa e vai oferecer uma resposta que esteja de acordo com o tema identificado dessa interação. É um modelo interessante para captar as intenções da conversa e gerar estratégias mais precisas.
A segunda forma de funcionamento são as respostas programadas previamente. Basicamente, ele utilizará as respostas prontas já cadastradas em seu sistema quando for sujeito a algum comando do usuário.
Geralmente, as palavras-chave com gatilho são usadas para fazer com que o robô busque a resposta correspondente em seu banco.
Quais são os benefícios de implementar chatbot no WhatsApp?
Através da compreensão do funcionamento desse sistema, podemos perceber como esse recurso pode acelerar o negócio em diversas etapas importantes, principalmente relacionadas ao atendimento.
Isso é indispensável na melhoria de produtividade e, consequentemente, na otimização de resultados da empresa.
Veja nos 4 benefícios abaixo como o recurso é útil ao seu negócio!
Atendimento 24/7 e resposta imediata
A disponibilidade de atendimento 24 horas por semana junto da possibilidade de respostas imediatas é a primeira vantagem que se destaca no uso do chatbot para WhatsApp.
Como o horário costuma ser uma das dificuldades para as empresas tirarem dúvidas de seus clientes, utilizar os chatbots torna essa etapa bem mais fácil e prática.
Automação e eficiência operacional
Com o funcionamento através de um robô, um negócio que utiliza esse sistema consegue automatizar as etapas de atendimento ao seu cliente.
Isso auxilia bastante no aumento da eficiência profissional justamente por facilitar uma das etapas mais difíceis de uma negociação, aumentando assim as possibilidades de sucesso.
Personalização e engajamento aprimorado
A personalização é outro ponto muito interessante do uso do robô, já que é possível prepará-lo para interagir de acordo com as possíveis respostas do cliente.
Uma conversa personalizada proporciona um grau de interatividade maior entre o leitor e seu negócio e, consequentemente, colabora com as taxas de engajamento.
Presença no canal preferido dos brasileiros
Manter presença constante no WhatsApp é muito interessante justamente por ser o canal de comunicação favorito dos brasileiros.
Dados indicam que 142 milhões de usuários do Brasil estão presentes na rede, o que significa uso de 93,4% de todas as pessoas que utilizam internet.
Dicas para otimizar a interação do chatbot no WhatsApp
Com o conhecimento das vantagens, cabe agora compreender como otimizar a interação do chatbot no aplicativo, até porque não é difícil encontrar empresas que façam mal uso da tecnologia que é tão promissora para o crescimento dos empreendimentos.
Por exemplo, existem diversas reclamações de consumidores direcionadas a empresas que utilizam os robôs justamente pela pobreza no atendimento, mesmo com a tecnologia.
A fim de evitar esse cenário e utilizar o chatbot com o máximo de eficiência, veja a seguir as 7 dicas essenciais para melhor aproveitamento do recurso!
Aposte na personalização e humanização da comunicação
Personalizar a comunicação de acordo com cada conversa causará uma ótima experiência do cliente com o atendimento de sua empresa.
Isso é importante tanto para o bom andamento dos negócios como também permite o consumidor ficar mais informado sobre passos importantes de etapas importantes.
Por isso, recomenda-se que você configure o seu chatbot para WhatsApp de modo que ele responda de acordo com as mensagens que o cliente enviar.
Realize testes prévios antes de utilizá-lo em seu empreendimento a fim de garantir que a conversa tenha o fluxo desejado à estratégia escolhida.
Evite respostas robotizadas e impessoais
Outra dica que muitas empresas costumam pecar é deixar as respostas enviadas pelo chatbot para WhatsApp extremamente robóticas.
Mesmo que o programa seja utilizado por um robô, evite esse tipo de estrutura repetitiva, pois fará o leitor não se sentir acolhido em seu negócio, dificultando muito todas as etapas de negociação.
Nesta etapa, você precisa programar o seu chatbot para responder de uma maneira adequada à sua marca que soe naturalmente.
A satisfação desses pontos vai ocorrer com testes de seu robô capazes de verificar se ele atinge os padrões necessários de uma boa conversa. Portanto, execute os seguintes pontos de preparação do seu chatbot:
- Prepare o robô para o tom de sua marca;
- Explore as formas de comunicação oferecidas pelo WhatsApp;
- Entenda as variedades que sua conversa pode ter;
- Foque em criar um ambiente agradável ao cliente.
Apesar de ser uma etapa que parece simples, isso costuma atrapalhar diversos novatos e até mesmo veteranos que querem aderir ao chatbot.
Por isso, tenha muita atenção e prepare o seu robô para colher resultados proveitosos nas conversas com clientes.
Esteja em conformidade com as Políticas do WhatsApp
A conformidade com as políticas do WhatsApp é indispensável na garantia da realização das atividades de forma correta do chatbot dentro do que a rede social permite.
Caso não haja essa satisfação de regras, o número de seu negócio estará sujeito a diversas punições, como banimento temporário ou até mesmo permanente, e que certamente irão atrapalhar no cotidiano. Para saber mais, se aprofunde no assunto neste artigo e saiba tudo sobre número banido do WhatsApp!
Crie um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)
O SAC é um tipo de serviço muito interessante e é definido por ser um canal de suporte ao cliente. Geralmente, ele é mais utilizado na solução de dúvidas e problemas, mas ultimamente as empresas usam muito esse recurso para melhorar o grau de interatividade com o cliente e compreender com mais facilidade quais falhas precisam de mais atenção.
Tenha um ótimo catálogo
Aplicar um catálogo de produtos atrelado ao chatbot é uma excelente iniciativa para aumentar as chances de vendas ocasionadas por mensagens. Isso ocorre porque o robô pode divulgar os produtos do seu negócio nos momentos a depender das brechas que a conversa oferecer, soando assim natural e útil ao cliente.
Utilize o status para aproximar o cliente da loja física
Os status são excelentes maneiras de mostrar em tempo real o que sua loja oferece, além de serem ótimas oportunidades para chamadas.
Nos estabelecimentos físicos, esse recurso é ainda mais relevante por aumentar a circulação de pessoas na loja, trazendo assim mais visibilidade e vendas ao negócio.
Tenha mensagens de saudação e de ausência
Enquanto as mensagens de saudação são ótimas na recepção do cliente ao ambiente de contato do seu negócio, as de ausência o preparam para uma possível demora de atendimento.
Essa manutenção constante de comunicação é indispensável na geração de um conforto dentro do ambiente virtual e gera ótimos resultados nas interações futuras.
Com isso, pode-se perceber como o chatbot para WhatsApp pode ser proveitoso ao seu negócio e como utilizá-lo da maneira mais eficiente.
Lembre-se de tomar cuidado com alguns erros comuns e não esqueça que essa tecnologia está em constante desenvolvimento. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!